Convergência Tecnológica e a Formação de Novos Tipos de Alianças Estratégicas: uma análise do desenvolvimento dos Personal Digital Assistant (PDAs)

Danilo Eugênio Amorim, Walter Tadahiro Shima

Resumo


As associações entre empresas não são fato novo. Todavia, principalmente a partir da década de 1980, as influências da internacionalização da competição e as pressões tecnológicas impuseram grandes mudanças na conformação desses arranjos. Verificou-se recentemente um forte crescimento dos acordos cooperativos entre firmas. Aqueles acordos que priorizam estratégias de aperfeiçoamento em termos de competência tecnológica passaram a ter grande participação na concorrência. Este artigo usa o conceito de redes de empresas, que permite a percepção de que é viável basear-se na competência de outras empresas para concorrer com maior eficácia, para a análise da natureza das alianças estratégicas a partir da convergência tecnológica em multimídia. Mais especificamente, o artigo analisa a formação da joint venture entre a fabricante de celulares Ericsson e a fabricante dos produtos eletrônicos de consumo amplo Sony para o desenvolvimento da terceira geração de celulares.

Palavras-chave


Alianças Estratégicas; Personal Digital Assistant; Microeletrônica; Comunicação Móvel; Sony-Ericsson

Texto completo:

PDF


##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM




Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil

UNICAMP 

ISSN Eletrônico: 2178-2822
ISSN Impresso: 1677-2504
Revista Brasileira de Inovação - Departamento de Política Científica e Tecnológica/Instituto de Geociências - UNICAMP
Caixa Postal 6152 - CEP 13083-870 - Campinas - SP - Brasil - rbi@ige.unicamp.br - Tel (19) 3521-5167 / Fax (19) 3521-4555