O parentesco como questão computacional

Autores

  • Álvaro Junio Pereira Franco
  • Carlos Eduardo Ferreira
  • Marcio Ferreira da Silva

Resumo

Apresentamos alguns problemas da área de Antropologia Estrutural do ponto de vista da Computação. Usamos grafos mistos na modelagem dos problemas. Desenvolver algoritmos para enumerar estruturas que ocorrem em redes de parentesco de determinados povos são nossos principais objetivos. Essas estruturas são chamadas de anéis. Os anéis de alguns povos considerados contêm alguns atributos como é o caso dos anéis com conexões de nomeação e amizade formal do povo Krahô; e dos anéis cromáticos do povo Enawenê-Nawê onde cada indivíduo possui uma cor (a cor do grupo que o indivíduo pertence). Nestes casos, os anéis de interesse devem obedecer a um certo padrão sobre arcos e sobre cores em vértices. Ao mesmo tempo, novos anéis podem surgir e outros podem desaparecer, quando a análise é feita sobre redes de parentesco dinâmicas onde indivíduos podem se casar, formando assim novos anéis, enquanto que outros podem morrer (ou
podem ocorrer divórcios), desfazendo outros anéis.Pretendemos desenvolver algoritmos sobre grafos com o objetivo de dar uma sol/.çp-0ução prática para os problemas. Aplicaremos técnicas de programação como divisão-e-conquista, algoritmos gulosos, algoritmos de aproximação, programação dinâmica, e algoritmos de fluxos, além de técnicas combinatórias com origem na área de Otimização. Ao fim desta pesquisa, esperamos contribuições tanto para a Antropologia quanto para a Computação, e assim, contribuições para mais um caso de pesquisa interdisciplinar. Este texto também apresenta uma forma de encontrar todos os anéis de uma rede, sem qualquer particularidade.

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

ST16 - Parentesco e tecnologias computacionais: apropriação ou colaboração?