Gênero e mercado de cervejas artesanais: percursos, recursos e estratégias de empresirilização de si

Autores

  • Andrey Felipe Sgorla

Resumo

A pesquisa analisa a construção do mercado de cervejas artesanais no Brasil a partir dos percursos de empresarialização de mestre cervejeiras, dos valores e representações nos quais a partir de uma estrutura de oportunidades sociais, simbólicas, econômicas e de recursos permitem a transformação de um hobby em uma atividade empresarial, considerando, nomeadamente que se trata de uma atividade socialmente construída como masculina, com recortes de classe social e de gênero. Para realizar esta pesquisa realizei incursões etnográficas no campo de pesquisa, por meio de mapeamento de mulheres atuantes no mercado de cervejas artesanais, e de incursões netnográficas na comunidade do facebook do Coletivo ELA (Empreender, Libertar e Agir), organizado por mestres cervejeiras, de vários estados do Brasil, com o objetivo de desmistificar o machismo no mercado de cervejas artesanais – seja em rótulos, campanhas publicitárias, produção da bebida ou ainda no tratamento que muitas mulheres recebem como consumidoras. A expansão de microcervejarias nesta década é decorrente de um percurso de transformação de um hobby de fazer cerveja em casa, em
panelas, em uma nova carreira, reconvertendo trajetórias profissionais para a identificação como mestre cervejeira responsável pela abertura de novos mercados profissionais, utilizando-se do conhecimento e das habilidades aprendidas e desenvolvidas neste fazer artesanal.

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Publicado

2019-08-15