Aprendiz de psicanalista: construção de subjetividade e produção de conhecimento em instituições lacanianas de formação em psicanálise

Autores

  • Maria Carolina de Araujo Antonio

Resumo

O presente trabalho apresenta parte de minha tese de doutorado sobre a relação entre produção de conhecimento e construção modelos de subjetivação na teoria e prática psicanalítica, através de etnografia realizada em instituições lacanianas de psicanálise. Nela descrevo os processos de formação de psicanalistas e os modos de produção e transmissão da técnica e do saber psicanalíticos. O trabalho de campo foi realizado em instituições psicanalíticas que seguem o modelo de Escola (criado por Jacques Lacan), em São Paulo e Buenos Aires, nas quais foi possível observar a organização institucional e seus dispositivos de formação, através do convívio e da interlocução com seus membros e “alunos”, e os modos de produção de subjetividades que resultam de técnicas específicas de produção de conhecimento e “transmissão” da psicanálise. Através de um dispositivo ritualístico, o processo de formação é “testemunhado” à “comunidade analítica”, que confere sentido à experiência associativa e comprova a eficácia terapêutica na construção de novos modelos de subjetivação. A partir das concepções dos interlocutores da pesquisa, observa-se a articulação entre teoria psicanalítica e prática terapêutica na construção de processos de individuação e de realidades psicológicas no interior da clínica.

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

ST18 - Práticas Psi e modos de produção de subjetividades: um campo de descrições etnográficas