A Produção de um Conceito de Educação nas Propagandas Escolares

Autores

  • Sylvio Pecoraro Junior
  • Cristiane Moreira da Silva

Resumo

A pesquisa que ora se apresenta tem por objetivo verificar o conceito de educação disseminado nas propagandas das escolas particulares que trabalham com pré-vestibular na cidade de Petrópolis. Para tanto uma pequena revisão sobre a história da educação foi realizada com o intuito de compreender as transformações ocorridas nesse campo durante os séculos. O aporte teórico que orientou essa pesquisa diz respeito ao conceito de produção de subjetividade e a teoria ator-rede de Bruno Latour (2012), nesse sentido as propagandas foram acompanhadas como atores que agem nessa complexa rede de relações entre humanos e não humanos e que tem o potencial de produzir subjetividades. As escolas selecionadas foram o CEMB, MV1, Pensi e pH. Através de uma pesquisa de campo, todas as propagandas veiculadas nas páginas do Facebook
dessas escolas entre os dias 29 de maio de 2015 até o dia 29 de maio de 2016, foram selecionadas para a análise. A técnica utilizada se constitui na análise de conteúdo de Bardin (1977). As categorias revelaram que o conceito de educação disseminado nas propagandas dessas escolas dizem respeito à uma educação que valoriza o acesso à universidade, com o objetivo de conseguir bons empregos e melhores salários, uma educação voltada para o mercado de trabalho. Em menor escala se manifestaram categorias que tangem a uma educação que ultrapassa a maneira tradicional de ensinar. A pesquisa se justifica pelo imenso número de propagandas de escolas particulares que circulam nas páginas do Facebook dessas instituições. Além disso, existem poucos estudos sobre essa temática. Essa pesquisa lança luz para discutir o conceito de educação
formulado por essas escolas e possibilita compreender as subjetividades que elas podem produzir.

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

ST18 - Práticas Psi e modos de produção de subjetividades: um campo de descrições etnográficas