Genealogias subversivas: multiparentalidade jarawara e a dicotomia sexo/gênero

Autores

  • Fabiana Maizza

Resumo

Os Jarawara - um grupo indígena do Sudoeste Amazônico -, concebem a parentalidade de forma diversa de como ela é concebida no (assim chamado) “ocidente”. Como sugere Marilyn Strathern (1995), a parentalidade em sua forma “Ocidental” prediz que o parceiro social deve ao mesmo tempo ser o parceiro biológico, e a procriação é tida como um processo “natural” entre um “homem” e uma “mulher”. Ao passo que, na forma Jarawara a mesma sequência - coito, concepção, nascimento - não parece predizer a procriação. Se, entre os Jarawara, diversas crianças possuem mais de um pai, o que é bem conhecido na literatura americanista, existiria igualmente uma forma de ação bastante original a qual poderíamos chamar de “multimaternidade”. Finalmente, observo que, entre os Jarawara, as pessoas têm diversos filhos, alguns são humanos enquanto outros são plantas. Isso é possível dentro de um sistema de criação (nayana), onde crianças e plantas são criadas por um pai e/ou uma mãe que não são seus pais “biológicos” - e por vezes nem sequer formam um casal. A parentalidade jarawara, como outros aspectos nos mundos ameríndios, evoca uma multiplicidade de formas que desestabilizam o entendimento do parentesco e do gênero tal como concebidos tradicionalmente pelos/as antropólogos/as. Proponho nesta comunicação que esta parentalidade não esteja vinculada ao conceito de reprodução sexual, às categorias homem e mulher e tampouco à relações heteronormativas. Com isso, busco refletir sobre a dicotomia sexo x gênero, procurando formas jarawara de conceber o “corpo” que coloquem em cheque o próprio conceito de sexo biológico.

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Publicado

2019-08-15