Conflitos socioambientais pelo uso da água em comunidades ribeirinhas no nordeste paraense: o caso das bacias hidrográficas dos Rios Murucupi e Dendê no município de Barcarena-PA

Autores

  • Carlos Alexandre Leão Bordalo Universidade Federal do Pará
  • Diego Luiz do Nascimento Ferreira Colégio Militar de Belém
  • Flávia Adriane Oliveira da Silva Faculdade Integrada Brasil

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.1803

Palavras-chave:

Conflitos. Recurso Hídrico. Hidroterritório. Barcarena. Pará

Resumo

Registra-se atualmente um aumento considerável nos conflitos envolvendo o recurso natural água, seja em escala local, regional e até internacional. No entanto, alguns estudos como os de Lanna (1997), Petrella (2002), UNESCO (2003), Vianna (2005) e Torres (2007), que procuraram compreender esses conflitos, não são suficientes para analisar o crescente número de disputas pelo recurso água, ainda mais na Amazônia, que por apresentar considerável riqueza hídrica, vem sendo palco de disputas pelo uso desse recurso tão importante para seus habitantes. Nesse sentido, este artigo objetiva analisar os conflitos envolvendo o uso do recurso hídrico na atividade minero-metalúrgica e as comunidades ribeirinhas no município de Barcarena, no Estado do Pará. O método aplicado foi à análise de hidroterritórios, com base em três variáveis correlacionadas: as categorias Espaço, Tempo e Intenções dos atores. O resultado deste estudo aponta para a existência de um hidroterritório de luta gerado pela escassez qualitativa de água.

Biografia do Autor

  • Carlos Alexandre Leão Bordalo, Universidade Federal do Pará
    Professor Dr da Faculdade de Geografia e Cartografia, Universidade Federal do Pará
  • Diego Luiz do Nascimento Ferreira, Colégio Militar de Belém
    Professor Msc do Colégio Militar de Belém
  • Flávia Adriane Oliveira da Silva, Faculdade Integrada Brasil
    Professora Msc da Faculdade Integrada Brasil Amazônia

Referências

BARROS, M. Mineração, finanças públicas e desenvolvimento local no município de Barcarena-Pará. 2009. 141f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2009.

BORDALO, C; SILVA, F; SANTOS, V. Por uma Gestão dos Recursos Hídricos no Estado do Pará: Estudo de caso da Bacia Hidrográfica do Rio Murucupi no Município de Barcarena. REVISTA GEONORTE, Edição Especial, V.3, N.4, p. 1216-1228. Manaus, 2012.

BORDALO, C. Gestão em bacia hidrográfica na Amazônia: uma reflexão das experiências de gestão em mananciais da Região Metropolitana de Belém – Pará. In: Caminhos e lugares da Amazônia: ciência, natureza e territórios. MOTA, G. [et. al.]. Caminhos e lugares da Amazônia: ciência, natureza e território. Belém: GAPTA/UFPA, 2009.

FERREIRA, D. Conflito pelo uso da água na Amazônia brasileira: Uma análise envolvendo a atividade mínero-metalúrgica e as comunidades Ilha São João e Curuperé no município de Barcarena-PA. 2015. 135f. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.

LANNA, A. Gerenciamento de Bacias Hidrográficas: aspectos conceituais e metodológicos. Brasília: IBAMA, 1995.

______. (Org) Técnicas quantitativas para gerenciamento de recursos hídricos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1997.

LIMA, V. Conflito de uso da água no canal da Redenção: Assentamento Acauã – Aparecida-PB. 2006. 95f. Monografia de Graduação em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba, 2006.

LIMA, R; LIMA; A. OLIVEIRA, L; TELLES, M; BARRETO, N; GUIMARÃES, P; FONTILNHAS, R. Recursos Hídricos no Estado do Pará: principais ações desenvolvidas no âmbito da gestão. In: SECTAM (Org.) Navegando sob o céu do Pará: Hidroclimatologia e recursos hídricos do Estado do Pará. p. 59-75. Belém, 2005.

MOTA, S. Preservação e conservação de recursos hídricos. 2ºed. Rio de Janeiro: ABES, 1995

RODRIGUES, J. Risco tecnológico: uma análise do Porto de Vila do Conde como área de potencial de ameaça ao vazamento de óleo para comunidades em situação de vulnerabilidade. 2008. 95f. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2008.

SILVA, F. Por uma Gestão das Águas na Bacia Hidrográfica do Rio Murucupi-Barcarena-Pa. 2012. 161 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012.

THUAL, F. Methodes de la géopolitique. Paris: Editora Ellipses,1996.

TORRES, A. Hidroterritórios (novos territórios da água): os instrumentos de gestão dos recursos hídricos e seus impactos nos arranjos territoriais. 2007. 121f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.

VIANNA, P; LIMA, V; TORRES, A. Agricultura Familiar e desertificação. In: Agricultura familiar e desertificação / Emília Moreira (Org.). João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2006..

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Bacias Hidrográficas e Recursos Hídricos: Análise, Planejamento e Gestão