Análise preliminar da (im)permeabilização do solo na sub-bacia Barreirinha, porção norte da bacia do Rio Belém (Curitiba- PR)

Autores

  • Geisa Silveira da Rocha Universidade Federal do Paraná
  • Otacílio Lopes de Souza da Paz Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.1830

Palavras-chave:

Geotecnologias. Planejamento. Rio Belém. Impermeabilização. Cobertura da terra

Resumo

A bacia do rio Belém está localizada no município de Curitiba (Paraná) e é historicamente explorada para diversos usos, a porção norte é onde se encontram as nascentes do rio Belém. A presente pesquisa constitui-se de um trabalho realizado na disciplina “Ecologia e planejamento da paisagem”, ministrada pelo professor Dr. João Carlos Nucci, oferecida pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná, no primeiro semestre de 2017. O objetivo do trabalho foi de inferir a impermeabilização da superfície com base no mapeamento da cobertura da terra. O mapeamento da impermeabilização mostrou que mais da metade da área de estudo está coberta por material impermeável, sendo 29% totalmente impermeável e 45% parcialmente impermeável. Aproximadamente 26% da área é considerada como de superfície permeável, o que acaba diminuindo a qualidade ambiental da bacia do rio Belém e potencializando os riscos de inundação e assoreamento.

Biografia do Autor

  • Geisa Silveira da Rocha, Universidade Federal do Paraná
    Doutoranda do Curso de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná,
  • Otacílio Lopes de Souza da Paz, Universidade Federal do Paraná
    Mestrando do Curso de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná

Referências

BOLLMANN, H. A.; EDWIGES, T. Avaliação da qualidade das águas do Rio Belém, Curitiba- PR, com o emprego de indicadores qualitativos e perceptivos. Engenharia sanitária ambiental. Volume 13 – nº4-out/dez 2008.

EDWIGES, T.; BOLLMANN, H. A. Programa interdisciplinar de pesquisa e intervenção na Bacia do Rio Belém: Monitoramento da qualidade das águas: Sub-bacia Barreirinha. Relatório Final apresentado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Agosto de 2006, 62p.

FERREIRA, M. B. P. Cobertura da terra como indicador de qualidade ambiental urbana: estudo aplicado ao município de Curitiba-PR. 82f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal do Paraná. Curitiba. 2015.

NUCCI, J. C. Qualidade ambiental e adensamento: um estudo de Planejamento da Paisagem do distrito de Santa Cecília (MSP). Tese de doutorado. Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Geografia Física. 1996.

__________. Qualidade ambiental e adensamento urbano: um estudo de ecologia e planejamento da paisagem aplicado ao distrito de Santa Cecília (MSP). Curitiba: Ed. do Autor, 2008.

NUCCI, J. C.; FERREIRA, M. B. P.; VALASKI, S. Cobertura do solo e qualidade ambiental urbana como subsídios ao Planejamento da Paisagem. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE ESTUDOS TERRITORIAIS E AMBIENTAIS, 6., 2014, São Paulo. Anais... São Paulo: CIETA, 2014. p. 2886 - 2902.

TUCCI, C. E. Gerenciamento da Drenagem Urbana. Revista Brasileira de Recursos Hídricos. Volume 7, nº 1, Jan/Mar 2002.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Bacias Hidrográficas e Recursos Hídricos: Análise, Planejamento e Gestão