Espacialização da agropecuária no município de Presidente Figueiredo - Amazonas

Autores

  • João Carlos Ferreira Júnior Universidade do Estado do Amazonas
  • Flávio Wachholz Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.1874

Palavras-chave:

Uso da terra. Landsat 5 TM. Sensoriamento remoto. Amazônia

Resumo

A agropecuária é um dos principais agentes modificadores do espaço, influenciando na dinâmica do uso da terra em diferentes escalas e intensidades. Este trabalho tem por objetivo compreender a espacialização da agropecuária no município de Presidente Figueiredo. Para isso foram realizados levantamentos de dados espaciais da agropecuária, trabalhos de campo e mapeamento de uso da terra, a partir de imagens Landsat 5 TM. Com isso, foi possível comprovar que a produção agropecuária se encontra concentrada, principalmente, ao longo da rede viária, BR-174, AM-240 e das vicinais, fruto da produção dos assentamentos agrícolas, das comunidades rurais e da agroindústria. A pastagem é classe com maior representatividade de área, com 20.417 hectares. Estudos sobre o uso da terra são de grande importância para conhecer a espacialidade dos usos do espaço, contribuindo para planejamentos futuros de políticas públicas voltadas para setor rural.

Biografia do Autor

  • João Carlos Ferreira Júnior, Universidade do Estado do Amazonas
    Geografia e Mestrando em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua), Escola Normal Superior
  • Flávio Wachholz, Universidade do Estado do Amazonas
    Coordenador do Curso de Licenciatura em Geografia e Professor do Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua), Escola Normal Superior

Referências

CAÑAS, A R P. A. Conflitos silenciosos: a pesca amadora no lago de Balbina, Presidente Figueiredo, Amazonas. Manaus: UFAM, 2012.

IBGE. Censo Agropecuário 2006: Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação. Rio de Janeiro: IBGE, 2009.

IBGE. Manual Técnico de Uso da Terra. 3° ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2013.

IBGE. Presidente Figueiredo: Informações Completas. Portal do IBGE, 2016. Disponível em: *-<http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=130353&search=amazonas|presidente-figueiredo>. Acesso em: novembro de 2016.

IBGE. Produto Interno Bruto dos Municípios 2012. IBGE, 2014.

JAYORO. Produtos. S/d. Disponível em: <http://www.jayoro.com.br/produtos/index.shtml>. Acessado em: novembro de 2016.

MULLER, A. J.; CARVALHO, A. S. Uso de Produtos CBERS para o Zoneamento Geoambiental de Presidente Figueiredo, no Amazonas. In: XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2005, Goiânia: Anais do XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2005.

OLIVEIRA, J. A. Cidades na Selva. Manaus: Valer, 2000.

PINHEIRO, E. da S.; RODRIGUES, E. P.; OLIVEIRA, M. S. de. Uso De Geotecnologias para o Mapeamento das Alterações na Paisagem da Rodovia Br-174. Boa Vista: Revista Geográfica Acadêmica, 2011.

SACRAMENTA, D. M. O. “Lugares que migram” as imagens do mundo vivido pelos assentados do Canoas em Presidente Figueiredo (AM). Manaus: UFAM, 2010.

SAIKO, É. A. Caracterização de trajetórias de padrões de ocupação humana Amazônia Legal por meio de mineração de dados. São José dos Campos: INPE, 2011.

SCHWADE, T. M. M. Reordenamento territorial e conflitos agrários em Presidente Figueiredo - Amazonas. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2012.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Uso e ocupação das terras e legislação ambiental