Desmatamento nas margens da estrada da EMADE no município de Tefé-AM, uma análise dos anos de 1990 e 2015

Autores

  • Zerlison da Silva Conceição Universidade do Estado do Amazonas
  • João Cândido André da Silva Neto Universidade Federal do Amazonas
  • Natacha Cíntia Regina Aleixo Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.1884

Palavras-chave:

Desmatamento. Sistema de Informação Geográfica. Tefé. Amazonas

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral mapear a área da Estrada da EMADE identificando o desmatamento realizado pela ação antrópica a partir da Empresa Amazonense de Dendê (EMADE) no município de Tefé-AM. Nesse estudo foi possível identificar as áreas que foram desmatadas, através do processo de análise das imagens do sensoriamento remoto dos satélites landsat 5 e 8,  em diferentes anos (1990 a 2015), processadas  pelo Sistema de Informação Geográfica, o (SIG). Por meio desse procedimento foi possível obter classe de queimada, classe de desmatamento, classe de floresta, classe de corpos d’água e a classe de solo exposto. Também foram elaborados mapas para identificação da quantidade e qualidade das informações relacionadas ao desmatamento nas margens da estrada da EMADE na cidade de Tefé-AM.

Biografia do Autor

  • Zerlison da Silva Conceição, Universidade do Estado do Amazonas
    Geografia
  • João Cândido André da Silva Neto, Universidade Federal do Amazonas
    Geografia
  • Natacha Cíntia Regina Aleixo, Universidade Federal do Amazonas
    Geografia

Referências

CAMARA, G. Sistema de Informação Geográfica para Aplicações Ambientais e Cadastrais, uma nove visão, (Instituto Nacionais de Pesquisas Espaciais) INPE 1997.

CARVALHO, S. Análise temporal do Uso da terra e Cobertura Vegetal da Bacia Hidrográfica do Igarapé Xidarini Médio Solimões-am, (TCC, UEA) Tefé-Am, 2014.

CASSETI, V. Ambiente e apropriação do relevo. 2 ed. Contexto, 1995.

FITZ, P. R. Geoprocessamento sem Complicação Paulo Roberto Fitz. --São Paulo: Oficina de textos, 2008.

FLORENZANO, T. G. Iniciação em Sensoriamento RemotoTeresa Galloti Florenzano - São Paulo: Oficina de texto, 2007.

MENDONÇA, F de A. Geografia e Meio Ambiente Francisco de Assis. Mendonça 3º. ed. São Paulo: contexto, 1998- (caminhos de geografia)

MOREIRA, R. Pensar e ser em geografia: Ensaios de História, Epistemologia e Ontologia do Espaço Geográfico. -2. Ed - São Paulo: Contexto, 2011.

ROSS, J. Ecogeografia do Brasil: Subsídios para Planejamento Ambiental. São Paulo: Oficina de textos, 2006.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção / Milton Santos. -4. Ed. 2. Reimpr. -São Paulo: Editorada Universidade de São Paulo: 2006. -(Coleção Milton Santos; 1).

SILVA NETO J.C.A. da; ALEIXO, N.C.R. Apropriação da natureza e processos erosivos na Região do Médio Solimões–AM. Revista GeoUECE -Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE Fortaleza/CE, v. 3, nº 4, p. 151-176, jan./jun. 2014.

SILVA, D. Geotecnologias e a problemática dos resíduos sólidos urbanos em TEFÉ-AM. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) Universidade Federal do Amazonas, 2009.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Uso e ocupação das terras e legislação ambiental