Ensino de geografia física por meio da temática de riscos naturais no ensino básico

Autores

  • Camila Bento Bragança Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Andrezza Moreira Felizardo Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Anice Esteves Afonso Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.1944

Palavras-chave:

Ensino de Geografia Física. Ensino básico. Riscos naturais e mapeamento de risco

Resumo

A disciplina de Geografia física no ensino básico é importante na compreensão dos fatores físicos-ambientais contribuindo assim no entendimento da dinâmica da natureza e também para compreender as situações de riscos naturais, aproveitar os conhecimentos cotidianos dos alunos pode ser uma estratégia eficiente para estimular a aprendizagem significativa desses conteúdos, de forma que ele possa correlacionar estas temáticas segundo a sua realidade de vida. Por isso, o grupo de pesquisa “Ensino de Geografia Física e Formação de Professores” do DEGEO/FFP/UERJ a partir da metodologia proposta pela Defesa Civil da Cidade do Rio de Janeiro (DCRJ), que se constitui do mapeamento de riscos em áreas próximas as escolas com imagens do Google Earth, propôs atividades didáticas a serem feitas em sala de aula que pudesse não só expor o conteúdo referente à dinâmica geomorfológica mais também envolver atividades lúdicas que ajudassem os alunos a desenvolverem a sua percepção de risco.

Biografia do Autor

  • Camila Bento Bragança, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Departamento de Geografia/Faculdade de Formação de Professores
  • Andrezza Moreira Felizardo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Departamento de Geografia/Faculdade de Formação de Professores
  • Anice Esteves Afonso, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Departamento de Geografia/Faculdade de Formação de Professores

Referências

AFONSO, A.E. Geografia Física aplicada ao ensino: educação ambiental e prevenção de riscos naturais na formação de professores. XV SBGFA. Vitória ES. 2013b.

BRASIL. Lei nº 12.608 de 10 de abril de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12608.htm>. Acesso em 13 de agosto de 2016.

CEPEDE, UFSC, Centro Universitário de Estudos e Pesquisa Sobre Desastres. Brasil Cresce Seguro: Proposta de Redução de Risco de Desastres nas Escolas- vol. 4 Guia conceitual em Redução de Risco de Desastre, Florianópolis, 2012.

PASSINI, E. Y; PASSINI, R; MALYSZ, S. T. (organizadores). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado- 2ed. - São Paulo: Contexto, 2015. Pág. 143-155.

SANTOS, M. Cap.7: Do Físico ao Humano, do Natural ao Artificial, Geografia Física, Geografia Humana. Metamorfose do espaço habitado, fundamentos teórico e metodológico da geografia. Hucitec. São Paulo, 1998 pág. 95-102.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino