Utilização de tecnologias de geoinformação no ensino de geografia

Autores

  • Claudionor Alves Santa Rosa (Faculdade de Tecnologia Victor Civita-FATEC Tatuapé)

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.1955

Palavras-chave:

Google Maps. Google Earth. Geografia. Aplicativos informatizados

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem de geografia sofreu um forte impacto positivo nas últimas décadas com o advento do uso de sistemas de informação geográfica e os aplicativos informatizados como o Google Maps e o Google Earth. No entanto, ainda não utilizados nas salas de aula. Este trabalho tem como objetivo aplicar as tecnologias de informação e comunicação e de sistemas de informação geográfica no ensino de geografia, com a utilização de aplicativos informatizados. Assim, no presente trabalho concluiu-se que existe a possibilidade a partir da diversidade, interdisciplinaridade e transversalidade das mais diversas áreas do conhecimento, buscando dar significado ao aprendizado escolar, incentivando-o ao raciocínio e a capacidade de aprender, de forma sistêmica, unindo as diversas áreas de conhecimento adquiridos em sala de aula com levantamentos práticos de campo.

Biografia do Autor

  • Claudionor Alves Santa Rosa, (Faculdade de Tecnologia Victor Civita-FATEC Tatuapé)
    Centro Estadual de Educação Tecnologia Paula Souza

Referências

AZAMBUJA, Leonardo Dirceu de. O Livro didático e o ensino de geografia no Brasil. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 4, n. 8, p. 11-33, jul./dez., 2014.

BENTO, Izabella Peracini. Ensinar e aprender geografia: pautas contemporâneas em debate. Revista Brasileira de Educação Geográfica, Campinas, v. 4, n. 7, p. 143-157, jan./jun., 2014.

BRASIL. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 135 p. (Orientações curriculares para o ensino médio; volume 2). ISBN 85-98171-43-3.

GIROTTO, Eduardo Donizeti. Ensino de geografia e raciocínio geográfico: as contribuições de Pistrak para a superação da dicotomia curricular. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 5, n. 9, p. 71-86, jan./jun., 2015.

MORAIS, Eliana Marta Barbosa de. As temáticas físico-naturais nos livros didáticos e no ensino de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 4, n. 8, p. 175-194, jul./dez., 2014.

PEREIRA, Francisco Ielos Faustino. O ensino de geografia e as novas tecnologias: as perspectivas dos jogos eletrônicos como recurso metodológico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 2, n. 4, p. 173-191, jul./dez., 2012.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Globalização e as Ciências Sociais. 3ª ed. São Paulo. Cortez, 2005.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino