Astronomia em sala de aula: atividades práticas no ensino fundamental

Autores

  • Laryssa Sheydder de Oliveira Lopes Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Rayssa Vieira Antunes Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.1972

Palavras-chave:

Astronomia. Sistema solar. Representações. Ensino

Resumo

O estudo dos astros sempre provocou fascínio no homem ao longo da história. A Astronomia é uma das ciências mais antigas e tem como objetivo o estudo dos movimentos, constituição e formação dos corpos celestes e é indicada para ser abordada no ensino fundamental de forma interdisciplinar. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da aplicação de um projeto de extensão, a alunos do ensino fundamental, que foi desenvolvido inicialmente com professores do Programa Nacional de Educação Básica (PARFOR). O trabalho resultou, além da discussão teórica sobre o Universo, na construção de cinco atividades práticas em que foram abordados temas como orientação geográfica; tamanho e distância dos planetas e do Sol; estações do ano; movimentos de rotação e translação da Terra e fuso horário. A culminância do projeto foi a apresentação das atividades desenvolvidas pelos alunos na Feira de Ciências anual da escola. 

Biografia do Autor

  • Laryssa Sheydder de Oliveira Lopes, Universidade Federal de Pernambuco
    Universidade Federal de Pernambuco.
  • Maria Rayssa Vieira Antunes, Universidade Regional do Cariri
    Universidade Regional do Cariri.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CANALLE, J. B. G. Oficina de Astronomia. Rio de Janeiro: UERJ, s/d. Disponível em: < http://www.telescopiosnaescola.pro.br/oficina.pdf >. Acesso em Janeiro de 2017.

FERREIRA, D; MEGLHIORATTI, F. A. Desafios e possibilidades no ensino de Astronomia. Cadernos PDE. Paraná, v, I, 2008. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2356-8.pdf > . Acesso em: janeiro de 2017.

GAMA, L. D; HENRIQUE, A. B. Astronomia em sala de aula: porquê? Revista Latino-Americana de educação em Astronomia. n. 9, 2010. p. 7-15.

LANGHI, R; NARDI, R. O ensino de astronomia: erros conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v, 24; n, 1, 2007.

NOGUEIRA, S. Astronomia: ensino fundamental e médio. v.11. Brasília: MEC, SEB; MCT, AEB, 2009.

SOLER, D. R; LEITE. C. Importância e justificativas para o ensino de Astronomia: um olhar para as pesquisas da área. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA, II, 2012, São Paulo. Anais... São Paulo: 2012, p. 370 – 379.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino