Os (des)caminhos das águas do rio Poxim em Aracaju a partir da percepção do discente

Autores

  • Claudionete Candia Araujo Universidade Federal de Sergipe
  • Maria do Socorro Ferreira da Silva Departamento de Geografia/UFS e da Pós-Graduação (PRODEMA e PROF-CIAMB). Pesquisadora do GEOPLAN/CNPq/UFS

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.1974

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem. Teoria-prática. Impactos socioambientais. Educação ambiental

Resumo

O processo de urbanização acelerado tem provocado impactos socioambientais e afeta a vida das comunidades. O artigo objetiva avaliar os (des)caminhos das águas do rio Poxim no bairro Jabotiana em Aracaju  a partir da percepção em sala de aula. O artigo é resultado de trabalho realizado com alunos da Escola Estadual Joaquim Vieira Sobral em Aracaju como resultado do processo ensino-aprendizagem para além dos muros escolares. Dentre as ações desenvolvidas, aulas regulares e oficinas pedagógicas,  foram realizadas atividades extraclasse com os  alunos e professores durante aulas de campo e Caminhada Ecológica pelas ruas do bairro objetivando dialogar com os envolvidos sobre os impactos no Rio Poxim. Os resultados apontaram a relevância de ações educativas que possibilitam perceber o papel da escola na formação do cidadão, pois foi possível contribuir na compreensão da importância da conservação dos recursos hídricos urbanos.

Biografia do Autor

  • Claudionete Candia Araujo, Universidade Federal de Sergipe

    Mestranda da Pós-Graduação Mestrado de Ensino em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ciências Ambientais – PROF-CIAMB/UFS.

  • Maria do Socorro Ferreira da Silva, Departamento de Geografia/UFS e da Pós-Graduação (PRODEMA e PROF-CIAMB). Pesquisadora do GEOPLAN/CNPq/UFS

    Professora Adjunta do Departamento de Geografia/UFS e da Pós-Graduação (PRODEMA e PROF-CIAMB). Pesquisadora do GEOPLAN/CNPq/UFS.

Referências

ARACAJU, Plano Diretor de Aracaju. Principais pontos de alagamentos na malha viária de Aracaju. Divisão de Projetos Especiais. Empresa Municipal de Obras e Urbanização. Aracaju, 2010.

AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS-Pacto Nacional pela Gestão das Águas. Disponível em: www2. ana.gov.br/userfiles/plano-diretor-V-preliminiar-jul2015/capítulo-VI-infraestrutura.pdf.

BACCI, Devise de La Corte. PATACA, Ermelinda Moutinho. Educação para a água. Revista Usp. V. 22, nº 63. 2008.

BERBERT, Carlos Oití. O Desafio das Águas. In: MARTINS, Rodrigo Constante,

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente saúde. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BUENO, Tiago da Silva; CALLAI, Helena Copetti. A Geografia da vida Cotidiana. In: Encontro Nacional de Práticas de Ensino – ENPEG: O Ensino de Geografia e suas Composições Curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

CAVALCANTE, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998.

DEFESA CIVIL. Ministério da Integração Nacional. ANA. Disponível em: www.defesacivil.se.gov.br.

____________, Cidades e Inundações. Um guia para a Gestão Integrada do Risco de Inundação Urbana para o Século XXI. Disponível em http://dcsbcsp.blogspot.com.br/2011/06/enchente-inundacao-ou-alagamento.html. Acesso em 02/01/2017.

GONÇALVES, Candice Salermo, DIEHL, Luciana Schramm. Integrando sala de aula e ambiente. In: LISBOA, Cassiano Pamplona, KINDEL, Eunice Aita Isaia (orgs.). Educação Ambiental da teoria à prática. Porto Alegre: Mediação, 2012.

IBGE, Sinopse do Censo Demográfico 2010, disponível em

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/tabelas_pdf/Sergipe.pdf. Acesso em 02/02/2017.

JACOBI, Pedro Roberto. Governança ambiental global: uma discussão precarizada. [2012]. Disponível em, http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/510025-governaca-ambiental-global-a-adiscussao-ficara-precarizada-entrevista-especial-com-pedro-roberto-jacobi. Acesso em 02 jan. 2017.

LEFF, Henrique. Complexidade, Interdisciplinaridade e Saber Ambiental. In: PHILIPPI Jr. A. et. al. (Org). Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus Editora, 2000. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/us000001.pdf. Acesso em 26/12/2016.

_________ Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Tradução de Lúcia Matilde Endlich Orth. 6. Ed. Petrópolis, RJ. Vozes, 2008.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Conversas - 1948. Trad. Fabio Landa e Eva Landa. São Paulo: Martins Fonte, 2004.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Agenda 21 Global. Disponível em: www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21.global. Acesso em 29/12/2016.

SILVA, et. al. Índice de sustentabilidade ambiental do uso da água (ISA_ÁGUA): municípios da região do entorno do rio Poxim, SE. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento. Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2004, p.46.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.

TUCCI, C. E. M. 1997. Hidrologia: ciência e aplicação. 2. ed. Porto Alegre: ABRH/Editora da UFRGS, 1997. (Col. ABRH de Recursos Hídricos, v.4).

TUNDISI, José Galizia. Recursos Hídricos no Século XXI. Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos: Novas Abordagens e Tecnologias. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino