A paisagem e o geoprocessamento no ensino de geografia: uma estratégia metodológica para a disciplina ecologia da paisagem

Autores

  • Dário Rodrigues de Melo Junior Universidade Federal do Amapá
  • Tasso Wesley Galeno Barreto Universidade Federal do Amapá
  • Renata dos Santos Universidade Federal do Amapá
  • Kamili Elizama dos Santos Baia Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2010

Palavras-chave:

Geografia. Ecologia da paisagem. Uso e ocupação da terra

Resumo

Este estudo integra uma das atividades proposta durante a disciplina Ecologia da Paisagem ministra no curso de Geografia da Universidade Federal do Amapá. Os discentes tiveram como atividade, analisar o uso e ocupação de terra do campus Marco Zero da UNIFAP. Para isso, foram utilizas técnicas de SIG e arquivos em shapefile. O limite do campus foi recortado das ortoimagens imagens, cedida pela SEMA. As imagens apresentam resolução de 2,5 metros, permitindo identificar as características físicas do compus. Com os dados pode-se elaborar o mapeamento do uso e ocupação da terra da área estudada. Posteriormente analises foram realizadas, indicando como estão dispostos os prédios, arruamentos, machas de vegetação, dentre outros componentes, possibilitando ter uma ideia de como se apresenta a paisagem vertical existente na UNIFAP. O resultado foi exposto em um mosaico de mapas com os aspectos físico da paisagem e um mapa como o uso da terra no campus. 

Biografia do Autor

  • Dário Rodrigues de Melo Junior, Universidade Federal do Amapá
    Departamento de Filosofia e Ciências Humanas
  • Tasso Wesley Galeno Barreto, Universidade Federal do Amapá
    Departamento de Filosofia e Ciências Humanas
  • Renata dos Santos, Universidade Federal do Amapá
    Departamento de Filosofia e Ciências Humanas
  • Kamili Elizama dos Santos Baia, Universidade Federal do Amapá
    Departamento de Filosofia e Ciências Humanas

Referências

BERTRAND, G. Paysage et géigraphie physique: esquisemethodologique. Toulosse: E.G.P.S.O., 1968.

CARVALHO, Vânia Maria S. G; CRUZ, Carla Bernadete M; ROCHA; Elizabeth Maria F. Sensoriamento Remoto e o Ensino da Geografia – Novos Desafios e Metas. 4ª Jornada de Educação em Sensoriamento Remoto no Âmbito do Mercosul –– São Leopoldo, RS, agosto de 2004.

Exército Brasileiro. Centro de informações geográficas do exército – CIGEX. Disponível em acessado em 30 de ago. 2016.

Instituto de Pesquisa Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá – IEPA. Projeto Zoneamento Ecológico-Econômico do Setor Costeiro Estuarino do Estado do Amapá - ZEEC-AP. Programa Estadual de Gerenciamento Costeiro – GERCO/AP. Macapá/AP. 2004.

METZGER, J. P. O que é Ecologia de Paisagens.IN: revista Biota neotropica, v.1, n.1, p. 1-9, 2001.

PANCHER, Andréia M; Rossetti, Lucimari A. F. G.MAPA DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO URBANO: Análise comparativa entre os métodos de classificação manual e digital. 2012.

ROSS, Jurandyr L. Sanches (Org.). Geografia do Brasil. Editora da Universidade de São Paulo. São Paulo. 1995.

Serviço Geológico do Brasil – SPRM. Geobank. Disponível em <http://www.geobank.cprm.gov.br> acessado em 06 de Jul. de 2016.

SALGUEIRO, Teresa Barata. Paisagem e Geografia. In: Finisterra, XXXVI, 72, 2001, pp. 37-53. Disponível em: http://www.ceg.ul.pt/finisterra/numeros/2001-72/72_04.pdf. Acessado em: 20/08/2016.

SANTOS, Valdenira F. dos; ANDRADE, Ana C. da Silva; SILVEIRA, Odete F. M. da; MARTINS, Marcos H. de Abreu; CARVALHO, Fábio P. de. DINÂMICA GEOMORFOLÓGICA. IN: Instituto de Pesquisa Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá – IEPA. Projeto Zoneamento Ecológico-Econômico do Setor Costeiro Estuarino do Estado do Amapá - ZEEC-AP. Programa Estadual de Gerenciamento Costeiro – GERCO/AP. Macapá/AP, 2004.

SIQUEIRA, Mariana Nascimento; CASTRO, Selma Simões; FARIA, Karla Maria Silva. Geografia e Ecologia da Paisagem: pontos para discussão. IN: Revista Soc. & Nat., Uberlândia, 25 (3): 557-566, set/dez/2013.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino