Aspectos do nível de análise da estrutura superficial, no contexto de estudo geomorfológico da Ilha do Cardoso (litoral sul de São Paulo)

Autores

  • Pedro Michelutti Cheliz Universidade Estadual de Campinas
  • Regina Célia de Oliveira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2014

Palavras-chave:

lha do Cardoso. Estrutura superficial

Resumo

Apresenta-se aspectos do nível de análise da estrutura superficial da Ilha do Cardoso, no contexto de um estudo geomorfológico em diálogo com a concepção tripartide de Ab`Saber (1969). Distingue-se os registros da Estrutura Superficial primeiramente pela vinculação aos compartimentos das Serranias e ao das Planícies. Apresenta-se vinculados as Serranias caracterização de superfícies de aplainamento, depósitos de blocos de fundo de escarpa e depósitos de costões rochosos.  Vinculados as Planícies, elencam-se dados das variações granulomêtricas dos conjuntos sedimentares litorâneos, perfis praiais e suas oscilações. Propõe-se discussão de vinculação dos registros com atributos morfodinâmicos da Ilha, distintos posicionamentos altimétricos e associações com litotipos.

Biografia do Autor

  • Pedro Michelutti Cheliz, Universidade Estadual de Campinas
    Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bolsista de doutorado do CNPQ.
  • Regina Célia de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas
    Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas.

Referências

AB’SÁBER, A. N. . Contribuição a Geomorfologia do Litoral Paulista. Rio de Janeiro, Revista Brasileira de Geografia ano XVII. 1955.

______. Um conceito de geomorfologia a serviço das pesquisas sobre o quaternário. Geomorfologia, n.18, 1969

Cheliz, P. Contribuição a Compartimentação do Relevo da Ilha do Cardoso. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas. 2015.

Cheliz, P; Oliveira, R. Contribuições a Compartimentação do Relevo da Ilha do Cardoso, com Ênfase em Fatores Morfodinâmicos. XI Encontro Nacional da Anpege. 2016

CRUZ, O. A serra do mar e o litoral na área de Caraguatatuba-SP: contribuic̜ão à geomorfologia litorârea tropical. Universidade de São Paulo. São Paulo, 1974.

MAACK, R. Breves notícias sobre a Geologia dos Estudos do Parana e Santa Catarina. Arquivos de Biologia e Tecnologia, Curitiba, 1947.

Nicohls, G. Sedimentology and Stratigraphy. 2001.

SCHUMM, S. A. & CHORLEY, R. J. Talus weathering and scarps recession in the Colorado plateau. Zeitschrift für Geomorphologie, Berlin, 10(1). 1996.

Tricart, J. Ecodinâmica. 1977.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Dinâmica e Gestão de Zonas Costeiras