Novo Código Florestal Brasileiro e a contextualização das mudanças nas APPs de um rio urbano: estudo do rio Pitimbu-RN

Autores

  • Helânia Pereira da Silva Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2015

Palavras-chave:

Código Florestal. Áreas de Preservação Permanente. Rio urbano. Rio Pitimbu

Resumo

O Novo Código Florestal Brasileiro, Lei nº 12.651 de 2012, reafirma as APPs (Áreas de Preservação Permanentes) como áreas frágeis a serem preservadas. Delimitando as faixas protegidas, ressaltando as margens dos rios e toda a sua vegetação. Porém, reformulou-se em conflitos e diante de uma séria dúvida quanto a sua aplicabilidade. Já que existe possibilidade de interpretações errôneas e dificuldade de inseri-lo no planejamento ambiental. Tendo em vista que o uso e ocupação as margens dos rios, as degradam, incluindo ambientes consolidados pelo uso agrícola, industrial e urbano. Assim, este artigo tem por objetivo discutir a importância das APPs do rio Pitimbu – RN, incluindo os principais impactos, e como as mudanças do Novo Código influenciam em sua proteção e, principalmente, mostrar a dificuldade entre o planejamento e a aplicabilidade da lei. Confirmou-se que as APPs do rio Pitimbu sofrem com a degradação ambiental e a falta de políticas públicas efetivas.

Biografia do Autor

  • Helânia Pereira da Silva, Universidade Federal do Ceará
    Programa de Pós em Geografia

Referências

BORGES, A. N. Estudos de impacto ambiental do centro industrial avançado –CIA-RN. (Dissertação de mestrado). Programa de Pós Graduação em Recursos hídricos e Engenharia Sanitária: UFRN, 1999.

BORGES, A. N. Implicações ambientais na bacia hidrográfica do rio Pitumbu (RN) decorrentes das diversas formas de uso e ocupação do solo. (Dissertação de mestrado). Programa da Pós em Engenharia Sanitária, Natal: UFRN, 2002.

CONSELHO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE. Resolução CONAMA nº 369 de 20 de março de 2006.

DIREÇÃO GERAL DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO. Carta européia do ordenamento do território. Lisboa: SEALOT-MPAT, 1998.

GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. da. Impactos urbanos no Brasil. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. .

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Manual técnico de uso da terra. 2ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2006.

METZGER, J.P.O Código Florestal tem base científica?Conservação e Natureza. . São Paulo: USP, 2010.

MILLENNIUM ECOSYSTEM ASSESSMENT. EcosystemsandHumanWel-being: a framework for assessment. Disponível em: http: www.millenniummassessment.org.

MACHADO, P. A. L. Direito ambiental brasileiro. 15 ed. São Paulo: Malheiros, 2007.

MAY, P. H. Economia do meio Ambiente: teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 2ª Ed.

PRESIDENCIA DA REPÚBLICA. Dispoe sobre a proteção da vegetação nativa; altera as leis nº 6.938 de 31 de gosto de 1981. Lei nº 12.651 de Maio de 2012.

SILVA, H.P. da. Faixas de Proteção Ambiental do rio Pitimbu-RN: uma análise como subsídio ao planejamento e ordenamento do território. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós – Graduação e Pesquisa em Geografia. Natal: UFRN, 2012.

SANTOS, R. F. dos.Planejamento ambiental: teoria e prática. São Paulo; oficina de Textos, 2004.

WHATELY, M.; HERCOWITZ, M. Serviços Ambientais: conhecer, valorizar e cuidar. Subsídios para a proteção dos mananciais de São Paulo. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2008.

VBA CONSULTORES S-C LTDA & TECNOSOLO. Elaboração do plano de Gestao integrada da bacia do rio Pitumbu. Versão final dos relatórios. Natal: secretaria de Estado dos Recursos Hidrícos. CD, 2005.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Uso e ocupação das terras e legislação ambiental