A importância da área de conservação natural Zona dos Morros para o contexto urbano de Santa Maria/RS

Autores

  • Franciele da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Fernanda Maria Follmann Universidade Federal de Santa Maria
  • Eliane Maria Foleto Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2019

Palavras-chave:

Serviços Ambientais. Morros testemunhos. Zona dos morros. Santa Maria/RS

Resumo

Esta investigação tem por objetivo classificar hierarquicamente a Área de Conservação Natural - Zona dos Morros em relação a estrutura da paisagem e discutir a importância dos serviços ambientais prestados frente a expansão do geossistema urbano na cidade de Santa Maria/RS. Para tanto foram elaborados mapeamentos que demonstram a importância da área, tendo em vista, principalmente sua localização, atuando como uma área de conexão dos fragmentos de mata atlântica, bem como a relevância de seus serviços ambientais prestados, sobretudo ao geossistema urbano de Santa Maria. Pode-se destacar dentre os serviços ambientais indiretos a conservação dos fragmentos florestais, como também para a geração de solos e sustentação da biodiversidade sobre as morfoesculturas que configuram a Geofácie Zona dos Morros. A área também pode gerar serviços diretos, como o lazer, a beleza (estéticos), culturais e esportivos e de renda, por meio do desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis, como mencionam Guedes e Seehusen (2011).

Biografia do Autor

  • Franciele da Silva, Universidade Federal de Santa Maria
    Departamento de Geociências Programa de Pós-Graduação em Geografia
  • Fernanda Maria Follmann, Universidade Federal de Santa Maria
    Departamento de Geociências Programa de Pós-Graduação em Geografia
  • Eliane Maria Foleto, Universidade Federal de Santa Maria
    Departamento de Geociências

Referências

BOLÓS, M. (Org.) Manual de Ciência del Paisaje: teoria, métodos y aplicaciones. Barcelona: Masson, 1992.

BENSUSAN, N. Seria melhor ladrilhar? Biodiversidade: como, para que e por quê. 2 ed. São Paulo: Editora Universidade de Brasília, 2008.

BERTRAND, G. Paisagem e Geografia Física Global. Esboço metodológico. RA´E GA, Curitiba, n. 8, p. 141-152, 2004. Tradução de Olga Cruz.

CAVALCANTI, A. P. B.; RODRIGUEZ, J. M. M.; SILVA, E. V. Geoecologia das Paisagens: uma visão geossistêmica da análise ambiental. 3 ed. Fortaleza: UFC, 2010.

GUEDES, F. B.; SEEHUSEN, S. E. Pagamentos por Serviços Ambientais na Mata Atlântica: lições aprendidas e desafios. Brasília: MMA, 2011.

MARCHIORI, J. N. A vegetação em Santa Maria. Ciência & Ambiente, Santa Maria, n. 38, p.93-112, jan./jun. 2009.

NASCIMENTO, D. B. do. Proposta de Unidade de Conservação: Área de Proteção Ambiental (APA) do Vacacaí-Mirim/RS. 2010. 53 f. Trabalho de Graduação (Licenciatura em Geografia) – Departamento de Geociências, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

NASCIMENTO, D. B. Área de Proteção Ambiental do Vacacaí-Mirim/RS: uma proposta para sua delimitação espacial. 2012. Dissertação. (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

RODRIGUES, B. R. C. Levantamento de Uso e Conflitos da Terra da Área de Captação da Barragem do DNOS na Área de Proteção Ambiental (APA) no Rio Vacacaí-Mirim/RS. 101 p. Monografia (Especialização em Geografia) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.

SANTA MARIA. Lei complementar municipal n. 034 de 29 de dezembro de 2005. Dispõe sobre a Política de Desenvolvimento Urbano e sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental do Município de Santa Maria. Prefeitura Municipal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 29 dez. 2005. Disponível em: <http://www.santamaria.rs.gov.br/_secretarias/pdf/ArqSec44.pdf> Acesso em: 25 jan. 2016.

_______. Lei complementar municipal n. 072 de 4 de novembro de 2009. Institui a Lei de Uso e Ocupação do Solo, Parcelamento, Perímetro Urbano e Sistema Viário do Município de Santa Maria. Prefeitura Municipal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 4 nov. 2009. Disponível em: <http://www.santamaria.rs.gov.br/docs/secretarias/ArqSec159.pdf> Acesso em: 27 dez. 2016.

SOUZA, B. S. P. A qualidade da água de Santa Maria/ RS: uma análise ambiental das sub bacias hidrográficas dos rios Ibicuí Mirim e Vacacaí Mirim. 2001. 234 f. Tese (Doutorado em Geografia Física) – Universidade de São Paulo, 2001.

SILVA, F. Zoneamento Ambiental da APA do Vacacaí-Mirim de acordo com a análise da fragilidade socioambiental. 2015. 149 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Biogeografia, Manejo de Áreas Naturais e Protegidas: Conservação da Biodiversidade