Zoneamento da área de influência direta e indireta dos visitantes no Parque Municipal da Lagoinha do Leste, Florianópolis/SC

Autores

  • Weslley Luan Soares Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Bruna Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Hariany da Silveira Cargnin Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Jairo Valdati Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2023

Palavras-chave:

Zoneamento. Parque Municipal Lagoinha do Leste. Vegetação. Fauna

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo o zoneamento de Áreas de Influência Direta (AID) e Áreas de Influência Indireta (AII) dos visitantes em relação aos aspectos bióticos do Parque Municipal da Lagoinha do Leste, Florianópolis/SC. O zoneamento foi realizado com base nos aspectos naturais e antrópicos da área: principalmente as formações vegetais e as duas trilhas de acesso, respectivamente. O resultado está expresso no Mapa de Zoneamento da área. Ressaltamos que uma das aplicações deste mapa para o orgão gestor desta Unidade de Conservação é o de informar aos visitantes as áreas onde são mais pássiveis de ataques de animais silvestres e as áreas que permanecem preservadas pela dificuldade de acesso a elas.

Biografia do Autor

  • Weslley Luan Soares, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Departamento de Geografia/FAED
  • Bruna Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Departamento de Geografia/FAED
  • Hariany da Silveira Cargnin, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Departamento de Geografia/FAED
  • Jairo Valdati, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Departamento de Geografia/FAED

Referências

PMF. Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico – PMISB. 2012 336p. Disponível em: <http://portal.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/06_06_2012_14.04.25.da52287614078c9d7de177baaa656c8f.pdf.> Acesso em: 23 de fevereiro de 2017.

PMF. PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS. Disponível em <http://www.pmf.sc.gov.br> Acesso em: 23 de fevereiro de 2017.

SILVEIRA, André Barcellos et al, Guia de Fauna, usina hidrelétrica Campos novos. Enercar campos novos energia SA, Florianópolis. disponível em: acesso em: 01 de março de 2017.

VEADO, R.W.A em FLORIANÓPOLIS, 2004. Atlas de Florianópolis. PMF/IPUF – Prefeitura Municipal de Florianópolis, Instituto de Planejamento de Florianópolis, 2004.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Biogeografia, Manejo de Áreas Naturais e Protegidas: Conservação da Biodiversidade