Análise do comportamento das temperaturas médias e máximas diárias no município de Uberaba – MG, por meio de curvas de permanência no período de 1970 – 2015

Autores

  • Lucas Rafael Tiago Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Luiz Antônio de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2047

Palavras-chave:

Temperatura. Curva de permanência. Tendência. Anomalia. Uberaba

Resumo

O trabalho tem como objetivo identificar e analisar os resultados da curva de permanência, essa que segundo Tucci (2004), relaciona o nível de ocorrência de algum evento e a probabilidade de ocorrer tal evento em igual ou maior intensidade. Foram utilizados dados de temperatura média e máxima da estação convencional do município de Uberaba - MG, compreendendo uma série histórica de 46 anos (1970 a 2015). Os resultados encontrados mostram que os dados seguem uma tendência nos valores de temperatura, onde os dados com o maior valor, ou seja, as anomalias, representam 5% dos dados, enquanto que os demais dados representam os outros 95%. Trabalhos que desenvolvem temáticas de padronizações se tornam cada vez mais úteis para a sociedade, visto que estes podem prever possíveis tendências e anomalias.

Biografia do Autor

  • Lucas Rafael Tiago Silva, Universidade Federal de Uberlândia
    Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia
  • Luiz Antônio de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia
    Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia

Referências

AYOADE, J. O.. Introdução a climatologia para os trópicos. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. 332 p.

BDMEP – Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa. Disponível em: < http://www.inmet.gov.br/projetos/rede/pesquisa/inicio.php>. Acesso em: 15 de nov. de 2016.

CAMPOS, C. G. C.; BRAGA, H. J.; ALVES, R.. Mudanças climáticas atuais e seus impactos no estado de Santa Catarina. Agropecuária Catarinense, v. 19, p. 31-35, 2006.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/>, acesso em 12 de nov. de 2015.

INMET – Instituto Nacional de Meteorologia. Disponível em: <http://www.inmet.gov.br/>, acesso em 03 de mar. de 2016.

OLIVEIRA, L. A.; SILVA, L. R. T.. Avaliação do índice de temperatura média e máxima no município de Lavras – MG. Revista Equador (online), v. 4, p. 1112-1119, 2015.

SANTOS, C. A. C. Estimativa e tendências de índices de detecção de mudanças climáticas com base na precipitação diária no Rio Grande do Norte e na Paraíba. Dissertação de Mestrado ─ Campina Grande, 2006.

TUCCI, C. E. M. (Org); da SILVEIRA, A. L. L; LANNA, A. E. L; BIDONE, F; SEMMELMANN, F; A. LOUZADA, J.A; BERTONI, J.C; FILHO, K.Z; BELTRAME, L. F. S; BORDAS, M. P; PESSOA, M. L; CAICEDO, N. L; CHEVALLIER, P; PORTO, R. L; CLARKE, R. T; Hidrologia: Ciência e Aplicação. 3ª Ed. Porto Alegre: Editora da UFGRS/ABRH, 2004. 943p.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Climatologia em diferentes níveis escalares: mudanças e variabilidades