Ensino de geografia física através do trabalho de campo: um relato sobre a Lagoa do Açu, região norte do estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Adriana Cruz Ferreira Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé
  • Ana Freitas de Carvalho Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé
  • Thiago Vieira de Carvalho Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé
  • Vinicius Santos Lima Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2106

Palavras-chave:

Mudanças na paisagem. Hidrogeografia. Rio Paraíba do Sul

Resumo

Neste trabalho objetivou-se realizar um relato de experiência de uma atividade de campo realizada na lagoa do Açu, município de Campos dos Goytacazes, Norte do estado do Rio de Janeiro, como requisito parcial da disciplina Geologia Geral do curso de licenciatura em Geografia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé. A lagoa do Açu trata-se de um ambiente costeiro, onde há ocorrência de manguezais e restingas, bem como do Parque Estadual da Lagoa do Açu, criado como medida compensatória à implementação do Complexo Industrial e Portuário do Açu. Assume-se que o trabalho de campo é uma ferramenta de ensino fundamental na construção do saber, não podendo ser menosprezado, tendo em vista que no campo o aluno visualiza o que foi proposto em teoria, aproxima-se da realidade possibilitando a observação da paisagem, tornando possível, aprofundar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula e levantar novas possibilidades de análises. 

Biografia do Autor

  • Adriana Cruz Ferreira, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé
    Licenciando em Geografia
  • Ana Freitas de Carvalho, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé
    Licenciando em Geografia
  • Thiago Vieira de Carvalho, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé
    Licenciando em Geografia
  • Vinicius Santos Lima, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé
    Professor Adjunto da Licenciatura em Geografia

Referências

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Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino