Dinâmica de precipitação e vazão da bacia hidrográfica Alto São João, Silva Jardim – RJ

Autores

  • Carolina Ramos Menezes Universidade Federal Fluminense
  • Carla Maciel Salgado Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2113

Palavras-chave:

Bacia hidrográfica. Precipitação. Vazão

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo realizar uma caracterização preliminar da precipitação e da vazão na bacia hidrográfica Alto São João (Silva Jardim – RJ). Para tanto foram analisados dados obtidos no portal eletrônico da Agência Nacional de Águas (ANA), para o período de 1968 a 2015. Os resultados mostram que a vazão do rio aumenta ou diminui de acordo com a precipitação na bacia. No ano de 1984, sob influência da La Niña, observou-se uma diminuição drástica da precipitação, e consequentemente, a vazão do rio São João esteve bem abaixo da média. Em 2005, ocorreu uma situação oposta, onde a influência do El Niño favoreceu a um aumento acentuado da precipitação, elevando também a vazão do canal.

Biografia do Autor

  • Carolina Ramos Menezes, Universidade Federal Fluminense

    Estudante de graduação do Departamento de Geografia/Universidade Federal Fluminense

  • Carla Maciel Salgado, Universidade Federal Fluminense

    Professora Adjunta do Departamento de Geografia/Universidade Federal Fluminense

Referências

GRIMM, A.M.; FERRAZ, S.E.T.; GOMES, J. Precipitation anomalies in Southern Brazil associated with El Niño and La Niña events. Journal of Climate, v. 11, p.2863-2880, 1998.

OLIVEIRA, F. L.; MELLO, E. F. A mineração de areia e os impactos ambientais na bacia do rio São João, RJ. Revista Brasileira de Geociências, v. 37, n. 2, p. 374-389, 2016.

OLIVEIRA, F. L.; MELLO, E. F. Monitoramento com seções transversais ao rio São João (RJ) em área de mineração de areia. In: VI Simpósio nacional de Geomorfologia. Anais... Goiânia (GO), 2006.

SEABRA, V. S. Análise da paisagem em apoio aos estudos de favorabilidade à recuperação florestal na bacia hidrográfica do rio São João. Rio de Janeiro: Tese de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012.

SEABRA, V. S.; CRUZ, C. M. Mapeamento da Dinâmica da Cobertura e Uso da Terra na Bacia Hidrográfica do Rio São João, RJ. Sociedade & Natureza, v. 25, n. 2, p. 411-426, 2013.

TOMINAGA, L. K. Desastres naturais: por que ocorrem? In: TOMINAGA, L. K.;SANTORO, J.; AMARAL, R. (Org.). Desastres naturais: Conhecer para prevenir. SãoPaulo: Instituto Geológico, 2009. pp. 11-23.

TUCCI, Carlos EM. Escoamento superficial. Hidrologia: ciência e aplicação, v. 4, p. 391-437, 1993.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Bacias Hidrográficas e Recursos Hídricos: Análise, Planejamento e Gestão