Comparação das variáveis limnológicas do rio Toropi – RS e do rio Forqueta – RS

Autores

  • Andriele Prunzel Koglin Universidade Federal de Santa Maria
  • Denise Berwanger Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2121

Palavras-chave:

Água. Rio Forqueta. Rio Toropi. Variáveis limnológicas

Resumo

A água é fundamental para as mais diversas formas de vida em nosso planeta. Assim, a realização do presente trabalho justifica-se visto que o conhecimento das variáveis limnológicas possibilita reverter irregularidades presentes na água. O trabalho objetiva comparar as amostras de água referente ao Rio Toropi – RS e outra ao Rio Forqueta – RS. A metodologia se deu em duas etapas. A primeira consistiu na coleta das amostras e na medição da temperatura in loco. A segunda ocorreu em laboratório, onde foram obtidos dados referentes ao pH, condutividade elétrica e Total de Sólidos em Suspensão (TSS). Como resultado obteve-se uma diferença de condutividade elétrica de 21 µS/cm-1 e um TSS quatro vezes maior no Rio Toropi; em contrapartida o Rio Forqueta possui o pH mais ácido e a temperatura mais elevada. Conclui-se que caso não houvesse a presença da leitaria próximo ao Rio Toropi, os resultados teriam valores mais equilibrados.

Biografia do Autor

  • Andriele Prunzel Koglin, Universidade Federal de Santa Maria
    Departamento de Geografia. Universidade Federal de Santa Maria
  • Denise Berwanger, Universidade Federal de Santa Maria
    Departamento de Geografia. Universidade Federal de Santa Maria

Referências

BRASIL, Projeto Brasil das águas. A importância das águas. Disponível em: <http://brasildasaguas.com.br/educacional/a-importancia-da-agua/>. Acesso em: 15/12/16.

ESTEVES, F. A. Fundamentos de Limnologia. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 826 p. 2011.

KAISER, Eduardo André. Caracterização de variáveis limnológicas em função do uso da terra e do represamento fluvial. Relatório de estágio (Técnico em geoprocessamento) – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, 2015.

KONRAD, Carlos Gillberto. Avaliação do Potencial Hidrogeológico do Município de Toropi-RS. Trabalho de Graduação – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, 2010.

SCHWARTZ, Deni Lineu. RESOLUÇÃO CONAMA Nº 20. Disponível em:

<http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res86/res2086.html)>. Acesso

em: 14/03/2017.

SILVÉRIO DA SILVA, José Luiz. Cadastro dos recursos hídricos subterrâneos do município de Toropi-RS, com sistema de informação geográfica. 2006. XIV Congresso Brasileiro de águas subterrâneas. Disponível em: <https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/viewFile/22191/14543>. Acesso em: 17/12/16.

STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães. Estrutura da comunidade de macroinvertebrados bentônicos na bacia hidrográfica do rio Forqueta (RS, Brasil) em múltiplas escalas espaciais. Tese de doutorado (Ecologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2011.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Bacias Hidrográficas e Recursos Hídricos: Análise, Planejamento e Gestão