Aplicação do protocolo de avaliação rápida (PAR) para análise da degradação ambiental do Córrego Tamanduá (Iporá-GO)

Autores

  • Katyuce Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Diego Tarley Ferreira Nascimento Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2127

Palavras-chave:

Avaliação. Ambiental. Córrego. Tamanduá. Iporá-GO

Resumo

O objetivo geral do presente trabalho foi de empregar a metodologia dos Protocolos de Avaliação Rápida (PAR) para realizar uma análise preliminar do estado de degradação ambiental de dois trechos do Córrego Tamanduá, um à montante e outro a jusante da área urbana de Iporá-GO. O PAR se baseia numa avaliação qualitativa dos corpos hídricos superficiais, em que são diagnosticadas as informações de degradação do manancial de maneira fácil e rápida. Correspondendo a importante insumo à fixação e sobrevivência do homem, os corpos hídricos têm apresentado um longo histórico de degradação ambiental. No caso do Córrego Tamanduá, os dados indicam que o trecho à jusante da área urbana corresponde às piores condições de preservação, indicando a influência da população no processo de degradação ambiental desse corpo hídrico.

Biografia do Autor

  • Katyuce Silva, Universidade Estadual de Goiás
    Acadêmica do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás, Campus Iporá
  • Diego Tarley Ferreira Nascimento, Universidade Estadual de Goiás
    Professor do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás, Campus Iporá

Referências

BIZZO, M. R. de O. MENEZES, J.; ANDRADE, S. F. de. Protocolos de avaliação rápida de rios (PAR). Caderno de Estudos Geoambientais, v. 04, n. 01, p. 05-13, 2014.

CALLISTO, M., et al. Aplicação de um protocolo de avaliação rápida da diversidade de hábitats em atividades de ensino e pesquisa (MG-RJ). Acta Limnologica Brasiliensia.v. 14, n. 1, p.91-98, 2002.

NASCIMENTO, D. T. F.. Relação homem-natureza e degradação ambiental: estudo de caso para o município de Goiânia-GO/Brasil. In: ENCUENTRO DE GEÓGRAFOS DE AMÉRICA LATINA, 2015, La Habana. Anais do XV Egal, 2015.

RODRIGUES, A.S.L.; CASTRO, P.T.A. Protocolos de Avaliação Rápida: instrumentos complementares no monitoramento dos recursos hídricos. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 13, n. 1, p. 161-170, 2008.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Bacias Hidrográficas e Recursos Hídricos: Análise, Planejamento e Gestão