Dinâmica hidrossedimentológica fluvial na bacia e em sub-bacia do rio Cascavel com diferentes tipos de uso do solo em Guarapuava/PR

Autores

  • Edivaldo Geffer Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Jéssica Borodiak Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Tatiane Wouk Universidade Estadual do Centro Oeste

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2133

Palavras-chave:

Sedimentos. Hidrogeografia. Cobertura do solo

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a dinâmica da Concentração de Sedimento em Suspensão, durante eventos de chuva, na Bacia Hidrográfica do Rio Cascavel e em sub-bacias com diferentes tipos de uso de solo predominante, utilizando-se de Amostradores de Nível Ascendente. Em linhas gerais os Amostradores de Nível Ascendente instalados nas sub-bacias com uso do solo predominantemente urbano coletaram amostras em quantidade maiores de sedimentos em suspensão do que o amostrador instalado na Sub-bacia Hidrográfica do Monjolo com uso do solo predominantemente rural, indicando a ocorrência de um rápido pico de cheia nos cursos fluvias, em razão da taxa de impermeabilização do solo, e consequente diminuição do volume de água infiltrado no solo. Em contrapartida, a Sub-bacia Hidrográfica do Monjolo na área rural possui certa influência da cobertura do solo na infiltração das águas e na dinâmica hidrológica.

Biografia do Autor

  • Edivaldo Geffer, Universidade Estadual do Centro Oeste
    Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Jéssica Borodiak, Universidade Estadual do Centro Oeste
    Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Tatiane Wouk, Universidade Estadual do Centro Oeste
    Universidade Estadual do Centro Oeste

Referências

BELLINASO, T. B. Monitoramento hidrossedimentométrico e avaliação da produção de sedimentos em eventos chuvosos em uma pequena bacia hidrográfica urbana de encosta. 2002. 300 f. Dissertação (Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil) – Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, da Universidade Federal de Santa Maria – RS.

KOBIYAMA, M.; GOERL, R. F. Identificação dos riscos. Revista Emergência, Novo Hamburgo, 2011, ed. 25, p.48-52. Disponível em: <http://www.labhidro.ufsc.br/Artigos/Ed25_Arti...pdf> Acesso em 22 março. 2016.

PERETTO, G. T. Estradas rurais sem pavimentação como elemento de conectividade na transferência de sedimento e água em cabeceiras de drenagens em Guarapuava – PR. 2014. 72 f. Dissertação de mestrado, Unicentro, Guarapuava, 2014.

VESTENA, L. R. Água: conceitos e procedimentos metodológicos à Educação Ambiental. In: VESTENA, C. L. B.; SOUZA, F. M. Educação Ambiental em foco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. 111-147, 2016.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Bacias Hidrográficas e Recursos Hídricos: Análise, Planejamento e Gestão