Erosão costeira e riscos associados ao uso balnear e recreativo da praia do Icaraí, Caucaia, Ceará, Brasil

Autores

  • Érica Nádia Costa Sousa Universidade Estadual do Ceará
  • Davis Pereira de Paula Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2168

Palavras-chave:

Erosão costeira. Mudanças paisagísticas. Riscos permanentes e efêmeros

Resumo

Área comum do uso de todos, a zona litorânea traz para o contexto citadino a potencialidade para a realizações de atividades de lazer e recreação. Por sua grande atratividade diária e sua natureza tão comum, o ambiente praial tende a encobrir alguns fatores que podem oferecer riscos aos seus usuários. A Praia do Icaraí, ambiente    que nos últimos anos tem passado por grandes mudanças paisagísticas, induzidas pela erosão costeira é objeto desse estudo, que visa identificar os riscos relacionados ao uso do ambiente praial por banhistas e não banhistas. Nessa praia, os riscos são naturais e antrópicos e estão associados, sobretudo, ao forte processo de erosão costeira que potencializa a construção de obras de proteção, que por si só, configuram um elemento de risco ao usuário.

Biografia do Autor

  • Érica Nádia Costa Sousa, Universidade Estadual do Ceará

    Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual do Ceará.

  • Davis Pereira de Paula, Universidade Estadual do Ceará

    Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual do Ceará, PROPGEO/UECE, MAG/UVA.

Referências

ALMEIDA, Lutiane Queiroz de. Por uma ciência dos riscos e vulnerabilidades na geografia. Mercator-Revista de Geografia da UFC, v. 10, n. 23, p. 83-99, 2011.

PAULA, Davis Pereira de. Erosão costeira e estrtuturas de proteção no litoral da Região Metropolitana de Fortaleza (Ceará, Brasil): um contributo para artificialização do litoral. Rede: Revista Eletrônica do Prodema, v. 9, p. 73-86, 2015.

PAULA, Davis Pereira; BENDÔ, Antônio Raylton Rodrigues; LIMA, Ismael Furtado Pereira; ALVES, José Wilker Oliveira. Mudanças de curto prazo no balanço sedimentar da Praia do Icaraí (Caucaia, Ceará) durante uma ressaca do mar. Scientia Plena, v. 12, p. 1-12, 2016.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Dinâmica e Gestão de Zonas Costeiras