Aspectos das ondas de tempestade e erosão costeira no litoral do Espírito Santo

Autores

  • Luana Aparecida Castro Firmino Universidade Federal Fluminense
  • Eduardo Manuel Rosa Bulhões Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2173

Palavras-chave:

Erosão costeira. Ondas de tempestade. Litoral do Espírito Santo

Resumo

O conhecimento do clima de ondas e o estado de agitação marítima são essenciais para se compreender os processos morfológicos e erosivos que ocorrem na zona costeira frente à eventos de tempestade. Os impactos nesses ambientes são ditadas pela magnitude das forçantes oceanográficas e meteorológicas, sendo responsáveis pelo padrão ondulatório e a energia dissipada pelas ondas em direção a linha de costa. O presente estudo tem como objetivo central analisar o comportamento das ondas de maior energia que atingem o litoral capixaba, bem como a participação das mesmas na erosão de determinados segmentos dessa costa. Informações de reanálise de modelos regionais de ondas oceânicas foram utilizadas para identificar o padrão das ondulações incidentes, e simulações a partir de um modelo de propagação para águas rasas foi empregado com a finalidade de identificar os setores do litoral mais expostos aos efeitos das ondas de tempestade.

Biografia do Autor

  • Luana Aparecida Castro Firmino, Universidade Federal Fluminense
    Universidade Federal Fluminense
  • Eduardo Manuel Rosa Bulhões, Universidade Federal Fluminense
    Universidade Federal Fluminense

Referências

ALBINO, J. Processos de Sedimentação atual e morfodinâmica das praias de Bicanga a Povoação, ES. 1999. Tese de doutoramento em Ciências – Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

ALBINO, Jacqueline et al. Geomorfologia, Tipologia, Vulnerabilidade Erosiva e Ocupação Urbana das Praias do Litoral do Espírito Santo, Brasil. Vitória: Geografares, 2001 n° 2.

ALBINO, J; GIRARDI, G; NASCIMENTO, K. A. Erosão e Progradação do Litoral do Espírito Santo. In: Muehe D. (org.) Erosão e Progradação do Litoral Brasileiro. MMA, Brasília, 2006.

BRANCO, F. V. Contribuições de swell gerado em tempestades distantes para o clima de ondas na costa brasileira. Dissertação de mestrado. Inst. de Astronomia, Geofísica e C. Atmosféricas, Departamento de Ciências Atmosféricas, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2005.

BULHÕES, Eduardo Manuel Rosa et al. Impactos Costeiros Induzidos por Ondas de Tempestade entre o Cabo Frio e o Cabo Búzios, Rio de Janeiro, Brasil. Quaternary and Environmental Geosciences, 2014, 05(02):155-165.

MARTIN, Louis et al. Coastal Quaternary Formations of the Southern Part of the State of Espírito Santo (Brazil). São Paulo: An. Academia Brasileira de Ciências, v. 68, n 3, 1996.

MUEHE, D. Geomorfologia Costeira. In: CUNHA, D. S.; GUERRA, T. J. A. (org.) Geomorfologia: Técnicas e Aplicações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

PATERLINI, André Zardo. Reconstituição da Agitação Marítima no Litoral do Espírito Santo: Caso de Junho de

Monografia. Departamento de Oceanografia e Ecologia, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2009.

PIUMBINI, Prussia Pestana. Clima de Ondas de Gravidade e Estado de Agitação Marítima em Ambientes Marinhos no Espírito Santo. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2009.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Dinâmica e Gestão de Zonas Costeiras