Distribuição e tipologia das obras costeiras no litoral Fluminense

Autores

  • Laura Rangel Netto Universidade Federal Fluminense
  • Eduardo Manuel Rosa Bulhões Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2174

Palavras-chave:

Zona costeira. Obras costeiras. Categoria de obras

Resumo

O litoral Fluminense é caracterizado por abranger diversas obras sendo estas com diferentes finalidades. A proposta desse artigo é fazer um levantamento quantificando as obras costeiras existentes no litoral fluminense correspondente entre a foz do rio Itabapoana (ao norte) e a baía de Guanabara (a oeste), quanto a sua categoria, especificamente, as de defesa do litoral cuja função é intervir na ação erosiva e as de abrigo portuário em que a finalidade é oferecer proteção as embarcações nos portos agindo de forma que estes não sofram com a ação marítima e facilitando seu acesso e circulação. Através de interpretação de imagens de satélite e ortofotos e rotinas de geoprocessamento foi possível identificar que 50% das obras costeiras correspondem à categoria defesa do litoral, sobretudo na forma de obras longitudinais aderentes e que dentre as outras categorias a tipologia píer é a que mais se destaca.

Biografia do Autor

  • Laura Rangel Netto, Universidade Federal Fluminense
    Universidade Federal Fluminense
  • Eduardo Manuel Rosa Bulhões, Universidade Federal Fluminense
    Universidade Federal Fluminense

Referências

AB’SÁBER, N. A. Litoral do Brasil. 1° Edição. São Paulo: Metalivros, 2003.

Agência Nacional de Transporte Aquaviários. Disponível em: <http://www.antaq.gov.br/Portal/default.asp?> Acesso em: 10/02/2017.

ALFREDINI, P.; ARASAKI, E. Obras e gestão de portos e costas: A técnica aliada ao enfoque logístico e ambiental. 2ª Edição. São Paulo: Editora Blucher, 2009.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Atlas Geográfico das Zonas Costeiras e Oceânicas do Brasil. IBGE, Diretoria de Geociências, Rio de Janeiro, 176p. 2011.

MUEHE, D.O Litoral Brasileiro e sua Compartimentação. In: Guerra, A. J. T. & Cunha, S.B. (org). Geomorfologia do Brasil. Cap. 7. Ed. Bertrand Brasil, 1998. pp. 273-349.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Dinâmica e Gestão de Zonas Costeiras