Compartimentação morfopedológica das bacias hidrográficas dos rios Ferreira e Itapirapuã e o processo de fragmentação das coberturas e usos de terras

Autores

  • Janete Rêgo Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Flávia Regina de Queiroz Batista Universidade Federal de Goias
  • Ernane Ferreira Costa Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2218

Palavras-chave:

Compartimentação morfopedológica. Bacia Hidrográfica. Fragmentação da paisagem

Resumo

As bacias hidrográficas dos rios Ferreira e Itapirapuã, no estado de Goiás passaram por um processo histórico de intensa conversão da cobertura vegetal nativa e ocupação das terras, e sofreram expressivos impactos ambientais. Este trabalho tem por objetivo analisar a relação entre os compartimentos morfopedológicos e os processos de fragamentação da cobertura e uso das terras relacionadas a este, em escala de detalhe. A definição dos compartimentos foi realizada com base nos dados do SRTM, utilizou-se imagens LANDSAT e RapidEye. Para tanto, foram produzidos mapas de cobertura e uso das terras, da compartimentação morfopedológica da área e calculadas as métricas de fragmentação da paisagem. Como resultado constatou-se que, as áreas dos topos dos morros e as próximas aos cursos d’água ainda possuem uma cobertura remanecesnte bem conservada, por manterem uma maior proporção de fitofisionomias florestal e savânica, enquanto as áreas mais aplainadas estão convertidas em pastagem.

Biografia do Autor

  • Janete Rêgo Silva, Universidade Estadual de Goiás

    Campus Universitário de Niquelândia, Universidade Estadual de Goiás.

  • Flávia Regina de Queiroz Batista, Universidade Federal de Goias

    Programa de pós-gradução em Ciências Ambientais, Universidade Federal de Goias.

  • Ernane Ferreira Costa, Universidade Federal de Goiás

    Instituto de Estudos Sociambientais, Universidade Federal de Goiás.

Referências

BARREIRA, C. C. M. A.; Região da Estrada do Boi: Usos e Abusos da Natureza. 1. ed. Goiânia: UFG, 1997. v. 1. 154p.

BRASIL, MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Mapeamento do Uso e Cobertura do Cerrado: Projeto TerraClass Cerrado, 2013, MMA, sbf. Brasília: MMA, 2015. 67p.,

ESTEVAM, L. O tempo da transformação – estrutura e dinâmica da formação econômica de Goiás. Goiânia: ed. do autor, 1998.

EMBRAPA-EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos. Brasília: DF, 1999.

JESUS, S. C., MIURA, A.K., Análise espacial de fragmentos de Cerrado como subsídio para a seleção de áreas prioritárias para a conservação. Anais do XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Natal, Brasil, 25-30 abril, 2009, INPE, 3943-3950 p.;

HERMUCHE, P. M., GUIMARÃES, G., M., A., CASTRO, S. S., Análise dos Compartimentos Morfopedológicos como Subsídios ao Planejamento do Uso do Solo em Jataí- GO. GEOUSP – Espaço e Tempo, n° 26, São Paulo, 2009, 113-131 p.,

MACHADO, L. E D; LIMA, C. V; Compartimentação geomorfológica da bacia hidrográfica do Rio Vermelho (GO) utilizando imagens ASTER. XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto – SBSR. 2011 Curitiba - PR.

NUNES, E. D; Modelagem de processos hídricos lineares no município de Mineiros – GO: Compartimentação morfopedológica, parâmentros morfométricos e morfográficos do relevo e sistemas pedológicos associados. Tese de Doutorado. IESA-UFG. 2015. 242 p.

SCARAMUZZA, C. A. M. et al., Áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade em Goiás. In. A encruzilhada socioambiental: Biodiversidade, economia e sustentabilidade no Cerrado. Org. Ferreira, L. G. Editora UFG. 2008.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente – MMA. Mapeamento do Uso e Cobertura do Cerrado: TerraClass Cerrado 2013. MMA, SBF. Brasília: MMA, 2015. 67 p.

TURNER, I.M.; CHOONG, M.F.; TAN, H.T.; LUCAS P.W. How tough are sclerophylls? Annals of Botany, 71, 1996, 343-345 p.;

VALENTE, C. R. Geotectonic, geologic evolution and regional geomorphology of the Araguaia river basin, Central Brazil. Tese de Doutorado. CIAMB-UFG. 2007. 204 p.

VIEIRA, P. A. Dinâmica de ocupação, vulnerabilidade e cenários para a Bacia Hidrográfica do Rio Vermelho, Goiás. Tese de doutorado. CIAMB-UFG. 2013. 93p.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geotecnologias e Modelagem Espacial em Geografia Física