Utilização do sensoriamento remoto na avaliação do antropismo NO Parque Nacional Da Serra da Canastra-MG

Autores

  • Lorrany Horacio Penoni Instituto Federal de Minas Gerais
  • Frederico Pahlm Ribeiro Gonçalves Instituto Federal de Minas Gerais
  • Jairo Rodrigues Silva Instituto Federal de Minas Gerais
  • Cecília Félix Andrade Silva Instituto Federal de Minas Gerais
  • Filipe Machado França Lancaster University
  • Ricardo Souza Cavalcanti Instituto Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2223

Palavras-chave:

Sensoriamento Remoto. Antropização. Hemerobia. Altimetria

Resumo

O Parque Nacional da Serra da Canastra se destaca como uma das mais importantes áreas de preservação do cerrado, apresentando inúmeros trabalhos sobre a sua fauna e flora. O processo de antropização é uma grande ameaça para esse ecossistema. Visando compreender a realidade local este trabalho teve como objetivo comparar os níveis altimétricos com os graus de antropização do parque. Para a realização deste trabalho utilizou-se os softwares Erdas 2011 e o ArcGis 10.0 e a metodologia Jalas (1953) que compara os graus de hemerobia do ambiente. Observou-se que nos locais mais elevados, 47% da área, tem menor grau de antropização e as áreas de menor elevação um maior grau de antropização. O sensoriamento remoto se destaca devido a obtenção de dados de forma rápida e precisa, permitindo a análise e atualização das informações das áreas de interesse, facilitando o processo de monitoramento e gestão das áreas de preserveção. 

Biografia do Autor

  • Lorrany Horacio Penoni, Instituto Federal de Minas Gerais

    Mestrando em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental – IFMG Bambuí.

  • Frederico Pahlm Ribeiro Gonçalves, Instituto Federal de Minas Gerais

    Mestrando em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental – IFMG Bambuí.

  • Jairo Rodrigues Silva, Instituto Federal de Minas Gerais

    Professor Doutor do Mestrado em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental – IFMG Bambuí.

  • Cecília Félix Andrade Silva, Instituto Federal de Minas Gerais

    Professora Doutora do Mestrado em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental – IFMG Bambuí.

  • Filipe Machado França, Lancaster University

    Doutor do Programa Research Associate in Tropical Ecology - Lancaster Environment Centre, Lancaster University.

  • Ricardo Souza Cavalcanti, Instituto Federal de Minas Gerais

    Professor Doutor do Mestrado em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental – IFMG Bambuí.

Referências

BRASIL. Decreto n. 70.355, de Abril de 1972. Cria o Parque Nacional da Serra da Canastra, no Estado de Minas Gerais, com os limites que especifica, e dá outras providências. Disponível em: <http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=121097>. Acesso em 21/06/2016

BRASIL. Plano de Manejo: Parque Nacional da Serra da Canastra. Brasília:

MMA/IBAMA, 2005.

DE FILIPPO, D.C. O capim braquiaria (Urochloa Decumbens) na Serra do Cipó, MG: Monitoramento e combate com mobilização comunitaria. Trabalho de Monografia, 2007.

EITEN, G. Classificação da vegetação do Brasil. Brasília. 1983.

FERNANDES, P. e REGO, F.; Combustíveis e Combustão em Ambiente Florestal In: MOREIRA, F.; CATRY F. X.; SILVA J. S. e REGO F. Ecologia do Fogo e Gestão de Áreas Ardidas. Isa Press. Dez 2010. p. 13 – 19

FIGUEIREDO, D. Conceitos Básicos de Sensoriamento Remoto. Setembro de 2005, p.23.

FLORENZANO, T. G. Iniciação em sensoriamento remoto. 2ª ed. São Paulo:

FURNAS. Localização espacial do Lago de Furnas. Disponívels em <http://www.furnas.com.br/> Acesso em 20/04/2016.

IBAMA, Plano de Prevenção aos Incêndios Florestais do Parque Nacional Da Serra Da Canastra. PREVFOGO - Parque Nacional da Serra da Canastra. São Roque de Minas, MG / Brasil. Junho de 2005

IBAMA. Parques Nacionais e Reservas Biológicas. Unidades de conservação do Brasil, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis. Volume 1 Brasília, 182p 1989.

IBAMA. Plano de Ação Emergencial do Parque Nacional da Serra da Canastra. Relatório técnico. Brasilia 66p 1993.

IBGE. Institudo Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em <http://www.ibge.gov.br/>. Acesso em 12/06/2016.

INPE. Instituto de Pesquisas Espaciais. Imagem capturada no dia 16/03/2016. Disponível em <http://www.inpe.br/> Acesso em 08/04/2016.

JALAS, J. Hemerokorit ja hemerobit. Luonnon Tutkija, n. 57, p.12-16, 1953.

LEMOS, M. F. e SILVA, P. F. da.; O Processo de Criação do Monumento Natural do Rio Samburá (Mg): Definição de Estratégias de Uso Público ou Ratificação de Interesses Privados? Anais... do II Encontro Fluminense de Uso Público em Unidades de Conservação. Turismo, recreação e educação: caminhos que se cruzam nos parques. Niterói, RJ / Brasil. Julho de 2015

MMA; Projeto de preservação Ambiental: Revitalização do Rio São Francisco. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/agua/bacias-hidrograficas/revitaliza%C3%A7%C3%A3o-rio-s%C3%A3o-francisco> 2003. Acesso 22/04/2016.

MORAIS, E. C. de; Fundamentos de Sensoriamento Remoto. Cap. 1, São José dos Campos: INPE, p.7. 2002. Oficina de Textos, 2007.

PARKER, I.M; SIMBERLOFF, D.; LONSDALE, W. M.; GOODELL, K.; WONHAM, M.; GOLDWASSER, L. Impact toward a framework for understanding the ecological effects of invaders. Biological Invasions, vol. 1, 1999. p.3-19.

RIBEIRO, J. F.; WALTER, B. M. T. Fitofisionomias do bioma cerrado in: SANO, S. M. Almeida, S. P. (ed). Cerrado: ambiente e flora. Brasilia Embrapa Cerrados, 1998. P87-166.

ROMERO, R. & NAKAJIMA, J.N. 1999. Espécies endêmicas do Parque Nacional da Serra da Canastra, Minas Gerais. Revista Brasileira de Botânica 22:259-265.

SANTOS, A. A. dos; MACHADO, M. M. M. Análise da Fragmentação da Paisagem do Parque Nacional da Serra da Canastra e de sua Zona de Amortecimento – MG. R. Ra’e Ga Curitiba, v.33, Abr/2015, p.75-93

SILVA A. A.; Uso De Sensoriamento Remoto Para O Monitoramento Ambiental Dos Cerrados. XI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. Universidade de São Paulo. Setembro de 2005.

SUKOPP, H. Der Einfluss der Menschen auf die Vegetation. Vegetatio. 17: 1969 p. 360–371.

WWF. Expansão agrícola e perda da biodiversidade no Cerrado: Origens históricas e o papel do comércio internacional. Brasília: WWF. 2000. 104p.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geotecnologias e Modelagem Espacial em Geografia Física