O uso da geotecnologia para identificação de Loci deposicionais na Serra da Barriga, Alagoas

Autores

  • Laís Susana de Souza Gois Universidade Federal de Alagoas
  • Kleython de Araujo Monteiro Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2247

Palavras-chave:

Serra da Barriga. Loci deposicionais. Paleogeografia

Resumo

Este artigo objetiva mostrar o uso da geotecnologia para identificação de loci deposicionais ou depositos quaternários na Serra da Barriga, Alagoas, que segundo alguns autores como Bigarella, são os melhores indicadores para os estudos paleoclimáticos, pois guardam os indícios de como climas anteriores contribuíram para modificação da paisagem. Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizados dados exportados de GPS, imagens de satélite e o cruzamento de dados em ambiente GIS utilizando o método de krigagem para criação de um Modelo Digital do Terreno (MDT). Posteriormente, foi elaborada a direção dos fluxos de sedimentos atuais na paisagem, possibilitando a identificação de loci deposicionais atuais. Foram identificados 22 possíveis loci deposicionais que auxiliarão na otimização do trabalho de campo para identificação e coleta de material dos mesmos visando contribuir para uma futura reconstrução paleoambiental da área.

Biografia do Autor

  • Laís Susana de Souza Gois, Universidade Federal de Alagoas
    Igdema, Universidade Federal de Alagoas.
  • Kleython de Araujo Monteiro, Universidade Federal de Alagoas
    Igdema, Universidade Federal de Alagoas.

Referências

ARRUDA, E. Caracterização dos ambientes deposicionais na bacia do ribeirão entupido, complexo alcalino do Passa Quatro, estado de São Paulo. 2004. 174 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro –SP, 2004.

BIGARELLA, J. J. et al. Estrutura e origem das paisagens tropicais e subtropicais. Florianópolis: Editora da UFSC, Volume 3. 2003.

CORREA, A. C. B.; TAVARES, B. DE A. C. ; MONTEIRO, K. A. ; Cavalcanti, L. C. S. ; LIRA, D. R. . MEGAGEOMORFOLOGIA E MORFOESTRUTURA DO PLANALTO DA BORBOREMA. Revista do Instituto Geológico, v. 31, p. 35-52, 2010.

MELO, R. F.T. Evolução dos depósitos de encosta no leque Malaquias e lagoa das pedras no entorno do maciço estrutural da Serra de Água Branca. 2014. 155 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Centro de Filosofias e Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.

MONTEIRO, K. A.; SIVA, H. A. ; LIMA, C. S. ; BARROS, A. C. M. . IDENTIFICAÇÃO DE LOCI DEPOSICIONAIS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A COMPREENSÃO DA DINÂMICA EVOLUTIVA DA PAISAGEM NA ÁREA DE NAZARÉ DA MATA PERNAMBUCO E SEU ENTORNO. Geografia. Ensino & Pesquisa (UFSM), v. 12, p. 4040, 2008

PALMARES. Serra da Barriga. Disponível em: http://serradabarriga.palmares.gov.br/?page_id=96. Acesso em: 21 Jan. 2017

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geotecnologias e Modelagem Espacial em Geografia Física