Base cartográfica digital da bacia hidrográfica do Lago de Furnas

Autores

  • Luize Batista Campos Universidade Federal de Alfenas
  • Marcelo de Oliveira Latuf Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2275

Palavras-chave:

Banco de dados espacial. Cartografia digital. UHE Furnas

Resumo

A bacia hidrográfica do rio Grande possui expressiva importância para o sistema Furnas Centrais Elétricas na geração de hidroeletricidade e também incide de forma direta nas culturas, economia e turismo do Sul de Minas Gerais. Objetiva-se com esta pesquisa a construção de uma base de dados da rede hidrográfica da bacia hidrográfica afluente ao lago de Furnas, com o intuito subsidiar estudos na temática de hidrogeografia. Com os dados cartográficos adquiridos a partir do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, bem como da Diretoria do Serviço Geográfico do Exército, iniciou-se o processo de registro de cartas topográficas e vetorização das feições da rede hidrográfica e fotolitos. Como resultados deste trabalho foram registradas 101 cartas topográficas, bem como editadas suas respectivas representações hidrográficas de maneira unifilar.

Biografia do Autor

  • Luize Batista Campos, Universidade Federal de Alfenas

    Instituto de Ciências da Natureza/Universidade Federal de Alfenas.

  • Marcelo de Oliveira Latuf, Universidade Federal de Alfenas
    Instituto de Ciências da Natureza/Universidade Federal de Alfenas.

Referências

FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Loja IBGE. Disponível em: <http://loja.ibge.gov.br/>. Acesso em: 14 março 2017.

______. Resolução do Presidente Nº 1/2005. Altera a caracterização do Sistema Geodésico Brasileiro. Rio de Janeiro, 2005.

______. Geociências. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/download/arquivos/index1.shtm>. Acesso em: 14 março 2017.

HASENACK, H.; WEBER, E. Base Cartográfica Vetorial Contínua do Rio Grande do Sul. 1 edição. Porto Alegre. Editora da UFRGS, 2010.

MEES, A. Qualidade de água em reservatórios. Unidade I. Brasília: ANA, 2016.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. i3GEO – Geoprocessamento. Disponível em: <http://mapas.mma.gov.br/i3geo>. Acesso em: 14 março 2017.

NOGUEIRA, Ruth E. Cartografia: representação, comunicação e visualização de dados espaciais. 3. edição revisada e ampliada. Florianópolis. Editora da UFSC, 2009.

FURNAS. Revista Furnas: Edição Especial - 50 anos de Furnas. Rio de Janeiro. Furnas, 2007.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geotecnologias e Modelagem Espacial em Geografia Física