Geoconservação nos caminhos da Serra do Mar

Autores

  • Fernando Amaro Pessoa Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Pedro Berruezo Marques Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2287

Palavras-chave:

Geoconservação. Geobiodiversidade

Resumo

A Geoconservação, em sentido amplo, tem como objetivo a utilização e gestão sustentável de toda a geodiversidade, englobando todo o tipo de recursos geológicos (BRILHA, 2005). Porém, boa parte da biodiversidade da Serra dos Órgãos é condicionada a sua expressiva geodiversidade, o que de certa forma condicionou todo o seu processo de ocupação e a sóciodiversidade ali presente. Com base nisso cabe pensar em uma “geobiosóciodiversidade” e em estratégias para sua conservação. E é dentro deste contexto que tais propostas podem ser efetivadas com base nos “Caminhos da Serra do Mar”, projeto de criação de uma trilha de longa duração que percorre diversos municípios e corta algumas das unidades de conservação do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense. Além disso, o presente projeto possibilitará uma discussão sobre o papel dos Parques Nacionais e dos Geoparques em propostas de conservação da geobiosóciodiversidade, analisando como as diferentes estratégias podem convergir em prol de um interesse comum.

Biografia do Autor

  • Fernando Amaro Pessoa, Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Pedro Berruezo Marques, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Universidade Federal do Rio de Janeiro

Referências

BRILHA, J. 2005. Patrimônio Geológico e Conservação: A conservação da natureza na sua vertente geológica, pg. 33. Editora Palimage.

SERRA, M.V.; SERRA, Maria Teresa F. – GUIA DE HISTÓRIA NATURAL DO RIO DE JANEIRO. Rio de Janeiro: Cidade Viva. 2012.

ZALÁN, Pedro V.; OLIVEIRA, João A. B. Origem e evolução estutural do Sistema de Riftes Cenozóicos do Sudeste do Brasil. B. Geoci. Petrobras, Rio de Janeiro, v.13, n.2, p. 269-300, maio/nov. 2005.http://www.cprm.gov.br/publique/Gestao-Territorial/Geoparques-134

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geodiversidade, Geoarqueologia e Patrimônio Natural