Dualidade conservação X degrdação no patrimônio geomorfológico do Maciço do Gericinó-Mendanha: uma análise da vertente voltada para o Rio de Janeiro

Autores

  • Debora Rodrigues Barbosa Universidade Estácio de Sá
  • Natália Macedo Rodrigues Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2306

Palavras-chave:

Gestão Ambiental. Unidades de Conservação. Maciço do Gericinó-Mendanha. Rio de Janeiro

Resumo

As áreas naturais, sofrem, de uma maneira geral, com todo o processo de crescimento urbano. Nelas, ocorrem práticas de desmatamento, que estão ligada ao crescimento imobiliário ilegal e desenfreado, que assola cada vez mais as grandes capitais brasileiras. Na cidade do Rio de Janeiro, a Mata Atlântica tem sido degradada para dar lugar à expansão do tecido urbano, que precisa do desmatamento, como forma de apropriação do território.   Nesse sentido, o governo estadual tem buscado a criação e organização de espaço protegidos a partir da Lei Federal instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), estabelecendo critérios e normas para a criação, implantação e gestão das unidades de conservação.  Assim, nesse trabalho, será apresentada a dualidade conservação x degradação no entono do Maciço do Gericinó-Mendanha, no trecho voltado para a Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

  • Debora Rodrigues Barbosa, Universidade Estácio de Sá

    Curso de Geografia, Universidade Estácio de Sá.

  • Natália Macedo Rodrigues, Universidade Estácio de Sá

    Curso de Geografia, Universidade Estácio de Sá.

Referências

BARBOSA, D.R; SILVA, B. B. C.; SOUZA, G. S. BACIA HIDROGRÁFICA COMO UNIDADE DE PLANEJAMENTO: O ESTUDO DA BACIA DO RIO GUANDU DO SAPÊ (RIO DE JANEIRO). In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA, 15, 2015, Teresina. Anais... Teresina: Universidade Federal do Piaui, 2015.

GAMA, S. V. G. da. Contribuição metodológica à gestão ambiental integrada de Unidades de Conservação – O Caso do Maciço Gericinó-Mendanha – Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro. 2002. 198 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

OESTE CARIOCA - GRUPO DE ESTUDOS SOCIOAMBIENTAIS. O que é e onde é o Maciço do Gericinó-Mendanha? Disponível em <http://oestecarioca-estudos.blogspot.com.br/2014/11/o-que-e-e-onde-e-o-macico-do-gericino.html>. Acesso em 02 nov. 2014.

SPOLIDORO, M. L. C. V. Fatores ambientais que afetam a distribuição e frequência de capinzais na Serra de Madureira – Mendanha, RJ. 1998. 45 f. Monografia (Curso de Especialização em Ciências Ambientais). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geodiversidade, Geoarqueologia e Patrimônio Natural