Risco ambiental do município de Campina Grande - Agreste Paraibano

Autores

  • Charles Marques Fernandes Universidade Federal da Paraíba
  • Camila Cunico Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2333

Palavras-chave:

Risco ambiental. Vulnerabilidade. Gestão ambiental

Resumo

Este trabalho tem como objetivo fundamental identificar e analisar o risco ambiental do município de Campina Grande – PB, utilizando como referencial metodológico a proposta de Alves (2006, 2007). Assim, foi possível identificar, espacializar e analisar as áreas do muncípio que estão inseridas na categoria de risco ambiental. Os resultados deste trabalho constituem-se em elementos essenciais para o planejamento e gestão socioambiental do município, mostrando que 14,7% do território do município está inserido na categoria de risco ambiental, portanto, faz-se necessária a aplicação correta das políticas públicas sociais e ambientais, para que torne-se possível reduzir a vulnerabilidade socioambiental de Campina Grande.

Biografia do Autor

  • Charles Marques Fernandes, Universidade Federal da Paraíba

    Departamento de Geociências, Universidade Federal da Paraíba.

  • Camila Cunico, Universidade Federal da Paraíba

    Departamento de Geociências, Universidade Federal da Paraíba.

Referências

ALVES, H. P. F. Vulnerabilidade socioambiental na metrópole paulistana: uma análise sociodemográfica das situações de sobreposição espacial de problemas e riscos sociais e ambientais. In: Revista Brasileira de Estudos da População. v. 23. n.1. São Paulo, 2006.

ALVES, H. P. F. Desigualdade ambiental no município de São Paulo: análise da exposição diferenciada de grupos sociais a situações de risco ambiental através do uso de metodologias de geoprocessamento. In: Revista Brasileira de Estudos da População. v. 24. n.2. São Paulo, 2007.

DEFESA CIVIL. Capacitação Básica em Defesa Civil. Florianópolis: CAD UFSC, 2012. 122p.

FILGUEIRA, H. J. A. Os desastres relacionados com fenômenos naturais no contexto dos sistemas organizacionais. In: GARCIA, J. P. M. Desastres na Paraíba: riscos, vulnerabilidade e resiliência. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2013. 144p.

MARANDOLA JR. Tangenciando a vulnerabilidade. In: HOGAN, D. J. (Org.); MARANDOLA JR. (Org.). População e mudança climática: dimensões humanas das mudanças ambientais globais. Campinas: Núcleo de Estudos de População-Nepo/Unicamp; Brasília: UNFPA, 2009. 292p.

VEYRET, Y. Os riscos – o homem como agressor e vítima do meio ambiente. Trad.: Dilson Ferreira da Cruz. São Paulo: Contexto, 2007.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física e Desastres Naturais