Projeto interseções: um diálogo entre a geografia física e humana

Autores

  • Gabriela Barbosa Martins Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Isaac Silva Albuquerque Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Victor Azevedo Lopes da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2363

Palavras-chave:

Ensino. Geografia Física. Maquete. Croqui. Sustentabilidade

Resumo

Este trabalho visa suprir algumas demandas sobre o ensino e a prática de geografia, sobretudo, física, no sentido de fazer uma correlação entre a geografia que é considerada humana e a geografia física. Diante disso iremos explicitar a partir do projeto do PIBID de geografia da PUC-RIO como algumas práticas podem ser colocadas na escola de maneira lúdica através de maquetes e elaboração de croquis. 

Biografia do Autor

  • Gabriela Barbosa Martins, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
    Departamento de Geografia e Meio Ambiente, PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • Isaac Silva Albuquerque, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Departamento de Geografia e Meio Ambiente, PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

  • Victor Azevedo Lopes da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
    Departamento de Geografia e Meio Ambiente, PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Referências

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, MEB de. Como se trabalha com projetos (Entrevista). Revista TV escola, 2002.

CAVALCANTI, L. de S. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. I Seminário Nacional: Currículo em Movimento-Perspectivas Atuais. Belo Horizonte. Anais do Seminário, 2010.

DE OLIVEIRA, Ana Keyla Pereira; WANKLER, Fábio Luiz. ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA ESCOLA: uma leitura feita através dos mapas. ACTA GEOGRÁFICA, v. 2, n. 4, p. 57-65, 2010.

LIMA, Francisco de Assis Fernandes; DA COSTA, Franklin Roberto. A linguagem cartográfica e o ensino-aprendizagem da Geografia: algumas reflexões. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 16, n. 2, p. 105-116, 2012.

LUZ, Rose Mari Durigan; BRISKI, Sandro José. Aplicação Didática para o Ensino da Geografia Física Através da Construção e Utilização de Maquetes Interativas. ENPEG–10º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia... Anais, 2009.

NACIONAIS, INTRODUÇÃO AOS PARÂMETROS CURRICULARES. terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC-Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

PANIZZA, Janaina Fuentes. Metodologia e processo criativo em projetos de comunicação visual. 2004. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

WWF, AMEAÇAS DE RISCO DA AMAZÔNIA http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/amazonia1/ameacas_riscos_amazonia/desmatamento_na_amazonia/extracao_de_madeira_na_amazonia/

Último acesso 10/04/2017

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino