Aspectos físicos-naturais da praia do Cabo Branco: uma abordagem da geografia física no ensino médio

Autores

  • Matheus Henrique de Souza Genuino Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Vinícius dos Santos Genuino Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2364

Palavras-chave:

Aspectos Físicos-Naturais. Geografia Física. Ensino-Aprendizagem

Resumo

Este trabalho discute a aplicação da Geografia Física no ensino médio, a partir do estudo dos aspectos físico-naturais da Praia do Cabo Branco, além da abordagem de questões ambientais importantes para a formação de uma consciência ambiental dos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Olivina Olívia Carneiro da Cunha, localizada em João Pessoa-PB. Fundamenta-se na pesquisa bibliográfica e no trabalho de campo para uma melhor compreensão do tema abordado. A análise sistêmica do meio natural, o entendimento dos fenômenos naturais e a interferência antrópica, se configuram como muito importante no processo de ensino-aprendizagem, desta forma, trazemos o debate sobre os aspectos naturais para o ambiente escolar no intuito de discutir no âmbito da disciplina de Geografia tais questões, além de despertar no aluno a prática da pesquisa.

Biografia do Autor

  • Matheus Henrique de Souza Genuino Oliveira, Universidade Federal da Paraíba
    Graduando do Departamento de Geociências, Universidade Federal da Paraíba.
  • Vinícius dos Santos Genuino, Universidade Federal da Paraíba
    Graduando do Departamento de Geociências, Universidade Federal da Paraíba.

Referências

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Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino