A cartografia e as geotecnologias como subsídio para o ensino de geografia: capacitação de professores de geografia da rede pública

Autores

  • Renata Cristina Zanilatto Universidade Estadual Paulista
  • Alexandre Magnum Leme Universidade Estadual Paulista
  • Andréia Medinilha Pancher Universidade Estadual Paulista
  • Ivan Shieh Basotti Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2365

Palavras-chave:

Cartografia. Geotecnologias. Ensino. Capacitação

Resumo

Na Era da Globalização a qual nos encontramos, o ensino traz novos desafios aos educadores. A Cartografia e suas tecnologias vêm sendo empregadas de forma crescente no ensino público paulista, e esta integração da cartografia e das geotecnologias à educação escolar contribui para que os alunos sejam capazes de melhor entender as relações entre meio-ambiente e sociedade (no caso da Geografia).Para tanto, é necessário difundir, popularizar e explorar essas geotecnologias no ensino básico, conforme sugere o INPE.O presente artigo é componente de um Projeto de Extensão intitulado “Geotecnologias para alfabetização cartográfica de professores de Geografia do ensino da rede pública”, realizado na Universidade Estadual Paulista  e financiado pela PROEX.O projeto não se restringiu a tão somente apresentar os recursos das geotecnologias, mas também em mostrar aos educadores a contribuição dessa tecnologia para a construção do conhecimento e compreensão da realidade, possibilitando-os exercer a cidadania e o poder de intervir na realidade.

Biografia do Autor

  • Renata Cristina Zanilatto, Universidade Estadual Paulista
    Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento/ Geografia, UNESP.
  • Alexandre Magnum Leme, Universidade Estadual Paulista
    Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento/Geografia, UNESP.
  • Andréia Medinilha Pancher, Universidade Estadual Paulista

    Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento/Geografia, UNESP.

  • Ivan Shieh Basotti, Universidade Estadual Paulista

    Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento/Geografia, UNESP.

Referências

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Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino