Jardim sensorial: discutindo conceitos de geografia física

Autores

  • Renata de Azevedo Tavares Guedes Instituto Federal Fluminense
  • Roberta Maria Rodrigues Gomes Instituto Federal Fluminense.
  • Tatiana Cordeiro de Souza Instituto Federal Fluminense
  • José Maria Ribeiro Miro Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2368

Palavras-chave:

Geografia física. Ensino. Conceitos

Resumo

Neste trabalho, foram realizadas aulas de campo no Jardim Sensorial, um projeto desenvolvido pelo IFF Campos em parceria com a secretaria de Desenvolvimento Ambiental e fisicamente localizado no Centro de Educação Ambiental (CEA) da prefeitura de Campos dos Goytacazes, onde se discute conteúdos relacionados à questão ambiental. O trabalho de campo foi considerado instrumento de ensino importante no aprendizado em várias áreas do conhecimento. Sua construção deve corresponder às expectativas dos professores na transposição de conteúdos, sendo local de descoberta e aproximação do ambiente visitado, para que o aluno possa vivenciar a teoria e a prática. Os resultados mostram a mudança de entendimento dos alunos com relação aos conteúdos discutidos e a importância da participação dos professores para o bom êxito das atividades.

Biografia do Autor

  • Renata de Azevedo Tavares Guedes, Instituto Federal Fluminense

    Instituto Federal Fluminense

  • Roberta Maria Rodrigues Gomes, Instituto Federal Fluminense.
    Instituto Federal Fluminense.
  • Tatiana Cordeiro de Souza, Instituto Federal Fluminense
    Instituto Federal Fluminense.
  • José Maria Ribeiro Miro, Instituto Federal Fluminense
    Instituto Federal Fluminense.

Referências

JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Uberlândia: Revista Em Extensão, V. 7, 2008.

LOPES, A. R. C; RICHTER, D. A construção de mapas mentais e o ensino de geografia: Articulações entre o cotidiano e os conteúdos escolares. Revista Eletrônica de Geografia: Territorium terram. V.02, Nº 03, p.2-12/ out/março, 2013/2014.

PAES, R. da S. Jardim sensorial: discutindo conceitos geográficos num espaço não formal de ensino. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. Campos dos Goytacazes/RJ, 2014.

PAES, R. da S. et al. Alternativas de transposição de conteúdos em Educação Ambiental: Jardim Sensorial. 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Recife/PE, 2013.

PAES, R. da S. et al. Jardim Sensorial como espaço não formal de educação em ciências. Encontro Nacional das Licenciaturas. Natal/RN, 2014.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. 3.ed, 1ª reimpressão. São Paulo: Cortez, 2009.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4.ed, SP, EDUSP, 2006.

TUAN, Y. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1974.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino