Atlas Geográfico Municipal: contribuições para a elaboração de uma proposta pedagógica para o ensino fundamental no município de Pelotas/RS

Autores

  • Luiza dos Anjos Lopes Universidade Federal de Pelotas
  • Rosa Elena Noal Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2370

Palavras-chave:

Cartografia. Ensino de Geografia. Atlas. Ensino fundamental

Resumo

O estudo tem como objetivo subsidiar a elaboração de uma proposta de Atlas Geográfico do Município de Pelotas/RS, adequando-o as necessidades do município, direcionado ao processo de ensino-aprendizagem da Geografia no Ensino Fundamental. Foi realizado um levantamento e análise de referências bibliográficas, bem como entrevistas com quatro professores de Geografia da rede de ensino fundamental do município, que abordam o conteúdo referente a Geografia de Pelotas. Foi verificada a existência de diferentes metodologias utilizadas na elaboração de atlas escolares. Observou-se que existe uma grande demanda pela elaboração de um atlas do município de Pelotas, principalmente que aborde os aspectos físicos, processo histórico de ocupação e socioculturais. Este fato evidencia que a elaboração da proposta do Atlas Municipal de Pelotas pode vir a permitir ao estudante acesso ao conhecimento e que ele seja atuante no meio onde ele vive.

Biografia do Autor

  • Luiza dos Anjos Lopes, Universidade Federal de Pelotas
    Universidade Federal de Pelotas
  • Rosa Elena Noal, Universidade Federal de Pelotas
    Universidade Federal de Pelotas

Referências

ALMEIDA, R. D. de. Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2007.

BATISTA, N. L.; VALENTE, V. Atlas Geográfico do Município de Quevedo/RS. Revista Percurso - NEMO, v. 6, n. 2, p. 121- 140, 2014.

CARREIRO, M. S. A. Um olhar geográfico sobre a construção do Atlas Municipal e Escolar de Rio Claro. Cad. Cedes, v. 23, n. 60, p. 169-178, 2003.

FARIA, M.C. A pesquisa participante na elaboração de atlas municipal escolar: a experiência do atlas de Apucarana-PR. 2015. Tese (Doutorado em Geografia), Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

JUNIOR, P.F.; ZUCCHI, V.P. A construção do Atlas municipal de Cambira/PR: para o ensino e a aprendizagem Geográfica do lugar. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 17, n.1, jan./abr. 2013.

MARTINELLI, M. Um atlas geográfico escolar para o ensino-aprendizagem da realidade natural e social. Portal da Cartografia. Londrina, v.1, n.1, p.21-34, 2008

SOUZA, J.G.; KATUTA, A.M. Geografia e conhecimentos cartográficos: A cartografia no movimento de renovação da geografia brasileira e a importância do uso de mapas. São Paulo: UNESP, 2001.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino