A geografia escolar e o conceito de paisagem

Autores

  • Marley Trajano Lima Universidade do Sul e Sudeste do Pará
  • Tamara Foscarim Moreira Universidade do Sul e Sudeste do Pará
  • Abraão Levi dos Santos Mascarenhas Universidade do Sul e Sudeste do Pará
  • Maria Rita Vidal Universidade do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2372

Palavras-chave:

Fotografias. Paisagem. Ensino de geografia. Tempo. Espaço

Resumo

O presente trabalho objetiva discutir as transformações no espaço geográfico de Marabá em sala de aula, através da utilização de fotografias atuais e imagens antigas da paisagem. As imagens permitem trabalhar em com os alunos as mudanças que se dão na paisagem urbana. O foco do trabalho está direcionamento para estudantes do ensino básico. Como resultado encontrado observou-se que o uso das fotografias vem como uma proposta de dinamização das aulas de geografia, saindo dos modelos tradicionais. Portanto, a imagem se mostra como proposta metodológica válida no ensino de geografia a sua função fundamental se expressa por facilitar o conhecimento, tornando-os em alguns momentos mais didático e em outros mais lúdico, o que gera maior interesse aos discentes. 

Biografia do Autor

  • Marley Trajano Lima, Universidade do Sul e Sudeste do Pará
    Universidade do Sul e Sudeste do Pará
  • Tamara Foscarim Moreira, Universidade do Sul e Sudeste do Pará
    Universidade do Sul e Sudeste do Pará
  • Abraão Levi dos Santos Mascarenhas, Universidade do Sul e Sudeste do Pará
    Universidade do Sul e Sudeste do Pará
  • Maria Rita Vidal, Universidade do Sul e Sudeste do Pará
    Universidade do Sul e Sudeste do Pará

Referências

BESSE, Ver a terra: seis ensaios sobre a paisagem e a geografia jean-marc BESSE São Paulo: Perspectiva, 2006.

CALLAI, H. C. A geografia no ensino médio. Terra Livre, n. 14. São Paulo, jan-jul. 1999.

CASTROGIOVANNI, A. C. (Org) Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Medição, 2000.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus(1998).

CAVALCANTI, Lana de Souza, A geografia e a cidade: Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.

MOREIRA, Elvis Vieira. Fotografia, paisagem e ensino de Geografia: proposta metodológica utilizando fotografia a partir do 8º ano junto a escola Jonatas Athias. (Monografia). 2010. Universidade do sul e Sudeste do Pará.

RODRIGUEZ, José Manoel Mateo, SILVA, Edson Vicente, CAVALCANTI, Agostinho Paula.Geoecologia das paisagens: uma visão geosistemica da análise ambiental.2. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2007.

SCHNELL, Rogério. O uso da fotografia em sala de aula palmeira: espaço urbano, econômico e sociabilidades, a fotografia como fonte para a história. PUC/PR, 2004.

SOTCHAVA, V. B. O estudo de geossistemas. Métodos em Questão, São Paulo, n. 16, 1977.

VIDAL, Maria Rita. Geoecologia das paisagens: Fundamentos e aplicabilidades para o planejamento ambiental no baixo curso do rio curu-ceará-brasil, 2014. 204 p. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Federal do Ceara. Fortaleza-CE, 2014.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino