Geografia Física Escolar: teorias e conceitos, escalas e linguagens

Autores

  • Francisco Nataniel Batista de Albuquerque Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2373

Palavras-chave:

Geografia Física. Teoria da aprendizagem. Escala de análise. Linguagem

Resumo

A Educação Geográfica e, mais especificamente, a Geografia Física Escolar coloca-se na interface entre os saberes acadêmico e escolar numa difícil relação entre teoria e prática, formação técnica e política e Geografia Física e Geografia Humana necessitando a construção de pontes metodológicas que superem as rupturas em busca de uma Geografia escolar unitária, porém, reconhecendo as especificidades dos processos naturais e suas formas de abordagem. Diante dessa realidade, o artigo propõe-se a discutir algumas questões centrais do ensino da Geografia Fisica na Educação Básica no tocante a relação entre teorias geográficas e teorias da aprendizagem, conceitos consagrados e ressignificados, além da abordagem das escalas de análise espacial e temporal, bem como as linguagens do ensino de Geografia que permeiam os currículos atuais do Ensino Médio.

Biografia do Autor

  • Francisco Nataniel Batista de Albuquerque, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE/ Campus Iguatu.

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Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino