Ensino de geografia física com atividades práticas na educação básica das escolas da região de Jardim – MS

Autores

  • Gabriela Pereira Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Sidney Kuerten Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2374

Palavras-chave:

Geociências. Educação básica. Práticas didáticas. Ensino de Geografia

Resumo

A Geografia é uma ciência interdisciplinar com alto potencial e valor didático, seja através do método teórico ou prático, a qual aliada ao conhecimento empírico é capaz de transformar as concepções do individuo enquanto participante ativo da vida social e coletiva. A intenção do presente trabalho é proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental das escolas dos municípios de Jardim e Guia Lopes da Laguna (MS), o desenvolvimento de habilidades cognitivas, que aprimorem as observações aprendidas em sala de aula através exercícios práticos desenvolvidos em laboratório com o manuseio de amostras litológicas, com uma abordagem que almeja despertar o interesse deles para as Geociências. O Núcleo de Educação e Divulgação (NED) que administra o projeto CAP – CEPEMA - USP, apoia a iniciativa de operar com a Metodologia das atividades práticas dentro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Jardim.

Biografia do Autor

  • Gabriela Pereira Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Curso de Geografia, monitora Fund. de Geologia, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS/Jardim.

  • Sidney Kuerten, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Colegiado de Geografia, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS/Jardim.

Referências

CEBRAP. O que pensam os jovens de baixa renda sobre a escola. 2013. Relatório Final digital. Disponível em: http://www.fvc.org.br/estudos-e-pesquisas/2012/pdf/relatorio_jovens_pensam_escola.pdf

NUNES, A.C.F. AS DIFICULDADES DE ENSINAR GEOGRAFIA. GEOGRAFIA – LONDRINA – VOLUME 13 – NÚMERO 1 – JAN./JUN. 2004. P.151-162. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/geografia/v13n1eletronica/10.pdf

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994, 263 p. (Coleção magistério. Série formação do professor).

SILVA, M.J.da. O desinteresse dos alunos nas aulas de Geografia: Estudo de caso de uma escola privada em Belém – PA. InterEspaço. Grajaú/MA v. 1, n. 3 p. 317-330 Ed. Especial 2015. v. 1, n. 3 p.317-330. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/viewFile/4451/2440

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino