Análise dos conteúdos de hidrografia nos livros didáticos do ensino médio de geografia

Autores

  • Neianne Marinho Universidade do Estado da Bahia
  • Jamille Ramos Universidade do Estado da Bahia
  • Gustavo Barreto Franco Universidade Estadual da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2377

Palavras-chave:

Ensino de Geografia. Geografia Física. Livro didático

Resumo

O livro didático é a ferramenta didática mais utilizada nas escolas públicas atualmente, além de ser um instrumento para o professor, este serve como contribuição na formação do sujeito enquanto aluno e cidadão. Nesse sentindo, o presente trabalho buscou analisar os conteúdos de hidrografia nos livros de Geografia destinados ao ensino médio. Foram analisadas seis coleções de livros didáticos, todas contendo 3 volumes, onde foram averiguados conteúdos básicos da temática de Hidrografia. Para a concretização da pesquisa, foi feita uma revisão bibliografia, análise da formação dos autores, identificação da ordem dos conteúdos, abrangência, fundamentação da informação, situação dos conceitos, atualização, relação conteúdo/realidade e linguagem.

Biografia do Autor

  • Neianne Marinho, Universidade do Estado da Bahia

    Discente do Curso de Licenciatura em Geografia, Universidade do Estado da Bahia.

  • Jamille Ramos, Universidade do Estado da Bahia

    Discentes do Curso de Licenciatura em Geografia, Universidade do Estado da Bahia.

  • Gustavo Barreto Franco, Universidade Estadual da Bahia
    Professor assistente do curso de Geografia, Universidade Estadual da Bahia.

Referências

ALBUQUERQUE, M. A. M. de; BIGOTTO, J. F; VITIELLO, M. A. Geografia sociedade e cotidiano. 3.ed. São Paulo: Escala Educacional, 2013.

ALMEIDA, L. M . A. de; RIGOLIN, T. B. Fronteiras da Globalização. 2. ed. São Paulo: Editora Àtica, 2014.

ARAÚJO, L. T. R; GUIMARÃES, R. B. Conexões: estudos de Geografia Geral e do Brasil. 2. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2013.

BOLIGIAN, A. T. A; BOLIGIAN. L. Geografia – Espaço e Vivência. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.

MOREIRA, J. C; SENE, E. de. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2013.

MOREIRÃO, F. B. Ser protagonista: Geografia. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 20

PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO- PNLEM. Guia do livro didático. FNDE: Brasília, 2015.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino