Geo-localização de eventos extremos de chuva na bacia hidrográfica do Rio Preto – MG/RJ

Autores

  • Daiane Evangelista Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Cássia de Castro Martins de Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Débora Couto Assis Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Franciele de Oliveira Pimentel Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2391

Palavras-chave:

Eventos extremos. Chuva. Análise estatística

Resumo

Eventos extremos, ou arritimias, são os responsáveis pelos maiores e mais intensos transtornos que as chuvas podem causar à sociedade. Percebidos de forma mais atenta que o próprio ritmo habitual, são um tipo de alteração no regime das chuvas que necessita ser estudado, pois podem vir a trazer perdas materiais e de vida. Neste contexto, o presente estudo teve por objetivo pesquisar as excepcionalidades das chuvas na bacia hidrográfica do rio Preto-MG/RJ, identificando os eventos que seriam considerados como extremos para a climatologia da região (p95 e acima de 50mm). O banco de dados utilizado compreedeu séries meteorológicas arquivadas no Hidroweb da ANA e cartas sinóticas da marinha. A análise temporal foi realizada em planilhas do Ecxel e a espacialização dos dados em software ArcGIS10. Constatou-se que a somatória de dias com registros considerados como extremos não foi similar entre as estatísticas, nem teve uma distribuição espacial homogênea. 

Biografia do Autor

  • Daiane Evangelista Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Departamento de Geociências, Universidade Federal de Juiz de Fora. 

    Mestre em geografia.

     

  • Cássia de Castro Martins de Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Departamento de Geociências, Universidade Federal de Juiz de Fora. 

    Docente PPGEO/UFJF.

     

  • Débora Couto Assis, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Departamento de Geociências, Universidade Federal de Juiz de Fora. 

    Mestre em geografia.

     

  • Franciele de Oliveira Pimentel, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Departamento de Geociências, Universidade Federal de Juiz de Fora. 

    Mestranda em geografia. 

     

Referências

- ANA – Agencia Nacional das Águas. http://hidroweb.ana.gov.br/

- AB’SÁBER, A. N. Províncias geológicas e domínios morfoclimáticos no Brasil. Geomorfologia: São Paulo. 1970.

- CAVALCANTI, I. F.A.; FERREIRA, N.J.; SILVA, M.G.A.J.; DIAS, M.A.F.S. Tempo e clima no Brasil. Oficina de textos: São Paulo. 2009.

- IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. http://cidades.ibge.gov.br/xtras/home.php/

- FERREIRA, C. C. M. Tipos de tempo de categorias climáticas na Bacia do Rio Paraibuna – MG. São Paulo: USP, 2002. Tese (Doutorado), Universidade de São Paulo.

- GALVANI, E.; LUCHIARI, A. Critérios para classificação de anos com regime pluviométrico normal, seco e úmido. In: GALVANI, E.; LIMA, N. G. B. Climatologia aplicada: resgate aos estudos de caso. 1. Ed. Curitiba: CRV, 2012.

- NASCIMENTO JÚNIOR, L. As chuvas no Paraná: Variabilidade, teleconexões, e impactos de eventos extremos. 2013. Presidente Prudente: UNESP. 2013. Dissertação (mestrado) -

- NIMER, E. Climatologia do Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: Rio de Janeiro. 1979.

- MONTEIRO, C. A. M. Análise rítmica em climatologia: problemas da atualidade em São Paulo e achegas para um programa de trabalho. Instituto de Geografia da USP: São Paulo. 1971.

- MONTEIRO, C. A. F. A dinâmica climática e as chuvas do estado de São Paulo: estudo geográfico sob forma de atlas. IGEOG: São Paulo. 1973.

- MONTEIRO, C.A.F.M. Clima e excepcionalismo: conjecturas sobre o desempenho da atmosfera como fenômeno geográfico. UFSC: Florianópolis. 1991.

- NUMES, L.H. Impacto Pluvial na Serra do Paranapiacaba e Baixada Santista. São Paulo: USP, 1990. Dissertação (Mestrado), Universidade de São Paulo.

- NUMES, L.H. Distribuição espaço-temporal da pluviosidade no Estado de São Paulo: tendências, variabilidade, processos intervenientes. São Paulo: USP, 1997. Tese (Doutorado), Universidade de São Paulo.

- OLIVEIRA, D.E.; ASSIS, D.C.; FERREIRA, C.C.M.; Definição de unidades climáticas para a bacia hidrográfica do rio Paraibuna, MG/RJ. In: Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, 2014, Curitiba-PR diponilizado em midia (pendrive do evento).

- OLIVEIRA, D.E.; ASSIS, D.C.; FERREIRA, C.C.M. Distribuição espacial da sazonalidade nos tipos de tempo para a bacia do rio Preto, MG/RJ. In: XI Encontro da ANPEGE, 2015, Presidente Prudente-SP. Cd de Anais, 2015.

- OLIVEIRA, D. E. Participação dos sistemas atmosféricos na gênese e ritmo das chuvas na bacia hidrográfica do rio Preto, MG/RJ - anos de 2006, 2007, 2008. Juiz de Fora: UFJF, 2016. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal de Juiz de Fora.

- ROCHA, G. C. Riscos Ambientais: Analise e Mapeamento em Minas Gerais. UFJF: Juiz de Fora. 2005.

- SANT’ANNA NETO, J.L. Por uma Geografia do Clima, antecedentes históricos, paradigmas contemporâneos e uma nova razão para um novo conhecimento. Revista Terra Livre, n° 17, 2° semestre de 2001, p. 49-62.

- SANTOS, M. A natureza do espaço. Hucitec: São Paulo. 1996. Reimpressão 2014.

- VEYRET, Y. Os riscos: O homem como agressor e vitima do meio ambiente. Contexto: São Paulo. 2003. Reimpressão 2015.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Climatologia em diferentes níveis escalares: mudanças e variabilidades