Análise de vazões da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, variabilidades, intensidades e períodos de retorno

Autores

  • Eduardo Soares Leite Luiz Universidade Federal de Uberlândia
  • Antônio de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2396

Palavras-chave:

Vazões. Período de retorno. Rio Paraíba do Sul

Resumo

A utilização de técnicas estatísticas descritivas e modelos probabilísticos são fundamentais na realização de estudos voltados à análise do comportamento de vazões de determinada bacia. O presente estudo tem como objetivo analisar o comportamento da vazão, mínimas e máximas, de algumas seções do rio Paraíba do Sul. Para tanto, a metodologia empregada para a elaboração dos resultados compreende a lei de distribuição de frequências de Gumbel, cálculo do período de retorno e determinação do coeficiente de variação. Os dados foram trabalhados e analisados em planilhas do Excel, onde se constatou os períodos de retorno para os dados máximos e mínimos de vazão para a série histórica de três estações da bacia em questão. A partir da realização do estudo, destaca-se a importância da análise estatística na compreensão do comportamento hidrológico, como também, na gestão dos recursos.

Biografia do Autor

  • Eduardo Soares Leite Luiz, Universidade Federal de Uberlândia

    Universidade Federal de Uberlândia.

  • Antônio de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

    Instituto de Geografia/Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

QUEIROZ, A. T. E OLIVEIRA, L. A. "Relação entre produção e demanda hídrica na bacia do rio Uberabinha, estado de Minas Gerais, Brasil." Revista Sociedade & Natureza 25.1 (2013).

VALVERDE, A. E. LACERDA; LEITE, H. GARCIA; SILVA, D. D. DA; PRUSKI, F. FALCO. Momentos-l: teoria e aplicação em hidrologia. R. Árvore, Viçosa-MG, v.28, n.6, p.927-933, 2004.

LEME, E.J.A. Hidrologia estatística da vazão mínima do rio Jaguari Mirim. Ecossistema, Espírito Santo do Pinhal, v. 27, n. 1,2, p. 77-82, 2002.

KATZ, R.W.; PARLANGE, M.B.; NAVEAU, P. Statistics of extremes in hydrology. Advances in Water Resources, Amsterdam, v.25, p.1287-1304, 2002.

QUEIROZ, M.M.F. de; CHAUDHRY, F.H. Análise de eventos hidrológicos extremos usando a distribuição GEV e momentos LH. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v.10, n.2, p.381- 389, 2006.

SILVINO, A. N. O.; SILVEIRA, A.; MUSIS, C. R.; WYREPKOWSKI, C. C. Determinação de vazões extremas para diversos períodos de retorno para o Rio Paraguai utilizando métodos estatísticos. Geociências, São Paulo, v. 26, n.4, p. 369-378, 2007.

CARVALHO, D. F.; SILVA, L. D. B. Hidrologia. Rio de Janeiro: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2006. 115 p. Disponível em , acesso em 10 de nov. de 2011.

AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS (ANA). HIDROWEB – Sistema de Informações Hidrológicas. Disponível em <http://hidroweb.ana.gov.br/>, acesso em 10 de janeiro de 2017.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Climatologia em diferentes níveis escalares: mudanças e variabilidades