Influência do relevo e vegetação na variação da temperatura e umidade relativa do ar na Serra do Cipó - MG, em um estudo de curto prazo

Autores

  • Ana Paula Minelli Moreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jaqueline da Consolação Silva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2411

Palavras-chave:

Vegetação. Topografia. Microclimas. Mesoclimas

Resumo

O presente artigo analisa a influência da vegetação e topografia nas variações de temperatura e umidade relativa do ar em áreas interior ao Pq. Nacional da Serra do Cipó. Os dados foram obtidos utilizando-se resgistradores automáticos para temperaura e umidade relativa do ar instalados no interior de abrigos para coleta em campo, pelo período de 10/09/2016 à 24/09/2016. A análise considerou a relação dos dados mensurados com as características físicas do ambiente (relevo e cobertura vegetal) sob condições atmosféricas diferenciadas além da importância da vegetação fator de dissipação do calor. 

Biografia do Autor

  • Ana Paula Minelli Moreira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Discente de Geografia/Instituto de Geociências, UFMG.

  • Jaqueline da Consolação Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

    Discente de Geografia/Instituto de Geociências, UFMG.

Referências

Centro de Hidrografia da Marinha. Carta Sinótica. Disponível em: <https://www.mar.mil.br/dhn/chm/meteo/prev/cartas.htm>. Acesso em: 14/11/16.

GRIMM, A. M. Meteorologia. Extraído de: <http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/> Data de acesso: set/2002.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Manual Técnico da Vegetação Brasileira. 2ªed revisada e ampliada. 2012. 271 p.

MENDONÇA, F.; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007. 206 p.

MOLION, L.C.B.; 2005. Aquecimento global, El Niños, manchas solares, vulcões e Oscilação Decadal do Pacífico. Climanálise, n.8 (agosto), disponível em: <http://www6.cptec.inpe.br/revclima/revista>.

MONTEIRO, C. A. F. Teoria e Cima Urbano. Tese (Livre Docência) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1975.

MONTEIRO, C. A. F. O estudo geográfico do clima. Cadernos Geográficos, Florianópolis, n.1, 1999.

RIBEIRO, A. G. As escalas do clima. Boletim Geografia Teorética, Rio Claro, v. 23, p. 288-294, 1993

TORRES, F. T. P.; MACHADO, P. J. O. Introdução à Climatologia – Ubá: Ed. Geographica, 2008. – (Série de Textos Básicos de Geografia) 234 p.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Climatologia em diferentes níveis escalares: mudanças e variabilidades