A variabilidade pluviométrica no Cariri cearense e a influência das teleconexões ENOS e ODP

  • Jéssica Ramires Universidade Federal Fluminense
  • Núbia Beray Armond Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Carla Maciel Salgado Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: ENOS. ODP. Pecipitação pluviométrica. Nordeste do Brasil. Cariri

Resumo

No Nordeste do Brasil, a regularidade da chuva é o principal fator que afeta a vida da população. A distribuição anual e interanual da precipitação neste e em outros locais do mundo é afetada por padrões de variabilidade, como El Niño – Oscilação Sul (ENOS) e Oscilação Decenal do Pacífico (ODP). A área de estudo deste artigo abrange as cidades do Crato, Jardim, Milagres e Brejo Santo, ao sul do Ceará, na área do Cariri Cearense, caracterizada por ser um enclave semi-úmido no meio da região semi-árida. O objetivo é analisar a variabilidade temporal da precipitação e buscar interações entre esta e a ODP e ENOS. Para tanto, foram utilizados dados da Agência Nacional de Águas (ANA), relacionados aos índices da ENOS e ODP disponibilizados pela NOAA e Universidade de Washington. Os resultados encontrados corroboram com a literatura, principalmente no que se refere à relação de background entre o ENOS e a ODP, bem como a influência destas teleconexões na variabilidade interanual das chuvas na área em estudo. 

Biografia do Autor

Jéssica Ramires, Universidade Federal Fluminense

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal Fluminense.

Núbia Beray Armond, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Profª. do Departamento de Geografia Física, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Carla Maciel Salgado, Universidade Federal Fluminense

Profª. do Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense.

Referências

AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003, p. 160.

ANA, Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos. Disponível em: Acesso em: set. 2014.

BARROS, J. R.; ZAVATTINI, J. A. Bases Conceituais em Climatologia Geográfica. Mercator (Fortaleza. Online), v. 8, p. 255-261, 2009.

CAVALCANTI, I. F. A. et al. (Orgs) Tempo e Clima no Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2009. 463 p.

CPTEC/INPE. ENOS. jul. 2016. Disponível em: Acesso em: 12 jul. 2016.

DEGOLA, T. S. D. Impactos e variabilidade do Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul sobre o Brasil no clima presente e em cenários futuros. 2013. 112 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2013. Disponível em: Acesso em: 03 jul. 2016.

ESRL/NOAA, Multivariate ENSO Index. Physical Science Division. 2016. Disponível em: Acesso em: 17 jun. 2016.

Governo do Estado do Ceará. Secretaria de Recursos Hídricos. Sistema de Informação dos Recursos Hídricos do Ceará. Atlas do Estado do Ceará, 2008. Disponível em: Acesso em: 10 jul. 2016.

IAG/USP, Climatologia Dinâmica do Brasil e principais sistemas meteorológicos, 2016. Disponível em: Acesso em: 04 ago. 2016.

IBGE, Departamento de Cartografia, Mapa de Clima do Brasil. Adaptado IBGE 1978. [Rio de Janeiro], 2002. Escala: 1:5 000 000.

INMET, Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa. Disponível em: Acesso em: 19 jun. 2016.

MANTUA, N. J.; HARE, S. R. The Pacific Decadal Oscillation. Journal of Oceanography, v. 58, n. 1, p. 35-44, 2002.

MENDONÇA, F.; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007. 206 p.

MOLION, L. C. B. Aquecimento global, El Niños, manchas solares, vulcões e Oscilação Decadal do Pacífico. Climanalise, CPTEC/INPE, 2005.

NIMER, E. Climatologia do Brasil. 2ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, Departamento de Recursos Naturais e Estudos Ambientais, 1989. 422 p.

SIQUEIRA, A. H. B, et al. Impactos do ENOS no Norte e Nordeste Brasileiros e sua relação com a Oscilação Decadal do Pacífico. In: Anais do XIV Congresso Brasileiro de Meteorologia, SBMET. Vol. 26. 2006.

UNIVERSITY OF WASHINGTON, Pacific Decadal Oscillation. Joint Institute for the Study of the Atmosphere and Ocean. 2016. Disponível em: Acesso em: 21 jun. 2016.
Publicado
2018-02-04
Seção
Climatologia em diferentes níveis escalares: mudanças e variabilidades