Protótipo de jogo para o ensino de análise e gestão de bacias hidrográficas

Autores

  • Cintia Dias Coelho Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Unicamp
  • Ronaldo da Silva Monteiro Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Unicamp
  • Raul Reis Amorim Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Unicamp http://orcid.org/0000-0001-7358-6696

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2482

Palavras-chave:

Recursos hídricos. Regiões hidrográficas. Jogos

Resumo

O presente trabalho criou um protópito de um jogo para o ensino de análise e gestão de bacias hidrográficas. Este jogo de tabuleiro trata de aspectos relacionados a outorga e uso dos recursos hidricos nas doze regiões hidrográficas do território brasileiro, permitindo assim, uma visão ampla sobre as potencialidades e limitações de cada região. Aborda temáticas sobre uso e manejo de solo, análise das bacias, usos consuntivos e não consuntivos dos recursos hídricos e práticas de gestão de águas. A proposta de elaboração deste jogo está atrelada ao Programa de Estágio Supervisionado do curso de Geografia e ao Programa do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE/UNICAMP), desenvolvidos no Instiuto de Geociências da Unicamp. O jogo é indicado para para estudantes de Ensino Médio e Graduação em áreas afins a temática proposta. 

Biografia do Autor

  • Cintia Dias Coelho, Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Unicamp
    Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Unicamp
  • Ronaldo da Silva Monteiro, Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Unicamp
    Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Unicamp
  • Raul Reis Amorim, Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Unicamp
    Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Unicamp

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Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino