Paisagem, lugar e patrimônio natural sob a ótica sistêmica: os Caldeirões de Lajedo (PE)

Autores

  • Jeovanes Lisboa da Silva Filho Graduando em Geografia (UPE), Campus Garanhuns.
  • Leticia Florentino Dias de Oliveira Graduanda em Geografia (UPE), Campus Garanhuns.
  • Maria Betânia Moreira Amador Professora Doutora em Geografia da (UPE), Campus Garanhuns.

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2573

Palavras-chave:

Lugar. Paisagem. Patrimônio Natural. Topofilia. Sistemismo

Resumo

O presente trabalho traz à tona os Caldeirões na cidade de Lajedo (PE), enquanto patrimonio natural do lugar. O objetivo foi realçar a questão “patrimonal natural” dos Caldeirões por meio da percepção que se tem desta área. A pesquisa é de natureza qualitativa onde, além da revisão bibliográfica teve-se a técnica da observação para identificação de problemas ambientais e registros fotográficos. Identificou-se impactos ambientias nos Caldeirões em si, mas também na paisagem como um todo, além da falta de apreço e compreensão da importância deste lugar para a história e cultura. Espera-se que haja mundanças de percepção e, em consequencia, valorização desse lugar que, inclusive, remete ao nome do municipio.

Biografia do Autor

  • Jeovanes Lisboa da Silva Filho, Graduando em Geografia (UPE), Campus Garanhuns.
    Graduando em Geografia (UPE), Campus Garanhuns.
  • Leticia Florentino Dias de Oliveira, Graduanda em Geografia (UPE), Campus Garanhuns.
    Graduanda em Geografia (UPE), Campus Garanhuns.
  • Maria Betânia Moreira Amador, Professora Doutora em Geografia da (UPE), Campus Garanhuns.
    Professora Doutora em Geografia da (UPE), Campus Garanhuns.

Referências

AMADOR, Maria Betânia Moreira (Org.) Sistemismo e sustentabilidade: questão interdisciplinar. São Paulo: Scortecci, 2011.

AMADOR, Maria Betânia Moreira. “Topofilia” aplicado ao estudo de componentes geomorfológicos considerados patrimônios no Agreste de Pernambuco. Revista Equador. V 04, nº 03, ano 2015. Edição especial 02. p. 171-177, 2015.

BERTALANFFY, Ludwig von. Teoria geral dos sistemas: fundamentos, desenvolvimento e aplicações. 10 ed. Tradução de Francisco M. Guimarães. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2015.

CAVALCANTI, Lucas Costa de Souza (Org.) Cartografia de paisagens: fundamentos. São Paulo: Oficina de Textos, 2014.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2016 Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=260880&search=pernambuco|lajedo>. Acessado em Janeiro de 2016.

MARTINI G. (1994): Bilan général de la protection du patrimoine géologique en France. Memoires de la Societé Géologique de France, 165, 111-118.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa. Porto Alegre: Sulina, 2015.

Plano Diretor do Munícipio de Lajedo. Lei 1.112. /2003. LAJEDO (PE).

SILVA, Vanderly Marinho da; BASTOS, Sênia Regina. Valorização da formação geológica Caldeirões como patrimônio e atrativo turístico de Lajedo, Pernambuco. Anais do Conic-Semesp. v. 1, 2013, pp. 01-10.

SILVA FILHO, Jeovanes Lisboa; AMADOR, Maria Betânia Moreira. Os Caldeirões de Lajedo/PE no Contexto de sua Paisagem Geomorfológica. In: Periódico Eletrônico do XI Fórum Ambiental da Alta Paulista. Biodiversidade e Unidades de Conservação. v. 11, n 01, 2015, pp 16-31.

SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. O atual e as tendências do ensino e da pesquisa em geografia no Brasil: Revista do Departamento de Geografia, n. 16, p. 38 – 45, 2005.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 2012.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geodiversidade, Geoarqueologia e Patrimônio Natural